cover facebook pism 2018

Ocorre neste domingo, 22, a primeira etapa das provas de habilidade específica para os candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A prova será das 8h às 9h30 no Instituto de Artes e Design (IAD). Nesta fase serão avaliados os conhecimentos teórico-musicais do candidato aos Programas de Ingresso 2018 e sua capacidade em lidar com esses conhecimentos básicos. Na quarta e quinta, 25 e 26, ocorre a segunda etapa, com aplicação das provas práticas, no mesmo local e com horário a ser divulgado no dia 23, pelo site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Os candidatos podem conferir a inscrição por meio do Comprovante de Inscrição para a Prova Teórica de Música divulgado nesta terça-feira, 17, pela Copese da UFJF.

A prova de Teoria e Percepção Musical, com conteúdo comum para bacharelado e licenciatura, é composta por questões objetivas, sendo algumas possivelmente respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. Os conteúdos abordados incluem ritmo; melodia, harmonia, textura; notação nas claves de sol, do e fa; timbres e dinâmica; e linguagem e estruturação musicais.

Na segunda etapa é avaliada a desenvoltura instrumental e técnica dos candidatos, sua expressividade e compreensão musicais. Para essa fase prática, a prova seguirá o programa específico para cada modalidade do curso: flauta transversal, violão, violino, violoncelo, e composição musical. A dinâmica das provas variam de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura.

Em relação ao Pism, caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música será acrescentada uma peça ao repertório da prova de prática musical referente a cada habilitação. O candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

O resultado das provas de habilidades específicas será divulgado no dia 31 de outubro a partir das 15h, no site da Copese.

Confira os editais

Edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism)
Edital do Vestibular de Música

Outras Informações: (32) 2102-3738 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)