O espetáculo é provido de núcleos como é do formato do Teatro de Revista e apresenta uma narrativa que parte de personagens alegóricos como a Guerra, o Ódio, a Discórdia, a Força e Diplomacia, além da Politicagem (Foto: Márcia Falabella)

O espetáculo é do formato do Teatro de Revista e apresenta uma narrativa que parte de personagens alegóricos como a Guerra, o Ódio e a Discórdia (Foto: Márcia Falabella)

“1894 – O major” é a nova montagem teatral que o Grupo Divulgação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estreia na próxima quarta-feira, dia 18, no Forum da Cultura. Com texto de Artur Azevedo e dirigido por José Luiz Ribeiro, o espetáculo segue em cartaz até 3 de dezembro, com apresentações de quarta a domingo, sempre às 20h30.

Artur Azevedo é considerado raiz do Teatro de Revista Brasileiro. Pioneiro na verve de observar como jornalista o cotidiano do Rio de Janeiro, no início do século XX, deixou uma obra que testemunhou o fim do Império e o nascimento da República.

O que é o Rio de Janeiro no ano de 1894? Uma cidade que abriga grandes embates entre populares republicanos e monarquistas, a Revolta da Armada e uma forma de sobrevivência do popular diante das balas perdidas. Seguramente, o retrato traçado apresenta uma grande semelhança com o Rio de Janeiro de 2017.

A trama

O espetáculo é provido de núcleos como é do formato do Teatro de Revista e apresenta uma narrativa que parte de personagens alegóricos como a Guerra, o Ódio, a Discórdia, a Força e Diplomacia, além da Politicagem que desce à terra para promover lutas entre os cidadãos que se matam por seus ídolos de pés de barro.

A família que quer ficar rica sem trabalho apostando no jogo de bicho e ao final é premiada, não está longe daqueles que frequentam as filas das lotéricas. O jovem fanático que vem de Campos para conhecer o Major e acaba sendo o instrumento de Pacífica, a representante da paz, para, através da sedução amorosa, tirar a Politicagem de seu objetivo maior.

Há que se notar a figuração da Imprensa que luta com seus filhos, os jornais, para sobreviver diante de uma crise na qual sofre rejeição motivada pela população analfabeta que acaba sendo explorada pelos políticos poderosos.

Artur Azevedo revela, num retrato em preto e branco, as sementes da impunidade e dos males que certamente vão frutificar numa sociedade em que o sonho da política do positivismo a definiria como filha da moral e da razão. O espetáculo voa panoramicamente sobre o século XIX e aterriza no século XXI olhando para um Brasil que, de crise em crise, lentamente abre seus olhos para reconstruir uma história de esperança.

Elenco

O elenco é composto por Márcia Falabella; Marina Metri; Joana Paula; Andreza Dias;  Ada Medeiros; Cássia Girardi; Rachel Alexandre; Conrado Braga; Millena Paiva; Franklin Ribeiro; Alícia Bretas; Paula Landim; Michele Balieiro; e Renan Sousa. Na sonoplastia, Tainá Varandas; e na iluminação, José Luiz Ribeiro. A preparação vocal do elenco foi feita por Márcia Falabella e Bruno Crispi.

As reservas podem ser feitas pelo telefone  (32) 3215-3850, e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)