Eis a Questão

Livros, revistas científicas, simpósios, palestras: todas são formas de divulgar o conhecimento científico entre pesquisadores. Mas como levar esse conhecimento para a sociedade? E como fazer com que os jovens, principalmente aqueles que se preparam para entrar na universidade, se engajem com a ciência como algo mais próximo à sua realidade?

A partir desses questionamentos e da necessidade de tornar a ciência mais acessível, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve o Eis a Questão, um projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que potencializa a comunicação da ciência, através de vídeos, animações, podcast e game. “Essas formas de divulgação ampliam a comunicação da ciência, com o objetivo de influenciar o senso comum e respaldar a população, para que possamos tomar decisões mais corretas em nosso dia a dia”, aponta a coordenadora de Divulgação Científica da Imagem Institucional, Bárbara Duque. O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, faz coro à importância de estimular a sociedade a se engajar com o que é produzido no âmbito da Universidade. “Esperamos que os alunos se sintam estimulados pelos projetos mostrados e busquem informações complementares e, quem sabe, se tornem futuros pesquisadores da UFJF.”

Desmistificar termos técnicos rebuscados, servir de como uma ponte entre, principalmente, jovens e as pesquisas realizadas pela Universidade, além de humanizar a ciência, mostrando-a como fascinante e criativa, são os objetivos principais do Eis a Questão. O projeto é lançado oficialmente durante a Jornada de Divulgação Científicano Dia C da Ciência, 25 de outubro, às 15h, no Centro de Ciências.

teste

Game também serve como uma espécie de teste vocacional para estudantes, que podem constatar com qual área tem mais afinidade na UFJF (Foto: Divulgação)

Game
Apresentado em forma de aplicativo, o game é voltado para o público jovem e será lançado, no dia 25, junto com uma oficina de programaçãoDurante o jogo, é revelado e valorizado para o jogador que existe ciência em todos os campos da vida, desmistificando o fazer científico, além de mostrar com qual área de conhecimento os futuros estudantes têm mais afinidade, servindo como uma espécie de teste vocacional.

Aos jogadores, serão apresentadas perguntas relacionadas às pesquisas realizadas na UFJF e três opções de resposta. Além disso, também serão apresentadas curiosidades sobre ciência e tecnologia. Os alunos do ensino médio, público-alvo do game, também terão acesso ao seu posicionamento do ranking, bem como a colocação de sua escola — quanto mais respostas corretas, melhor o posicionamento do jogador.

Vídeos de animação
Quer conhecer as pesquisas realizadas pela UFJF, de forma lúdica e divertida? Então esse é o seu canal — a utilização de vídeos de animação é uma ferramenta que auxilia a divulgação do trabalho dos pesquisadores para o público leigo, de forma mais leve e com linguagem em sintonia com o público. A partir do dia 25, vídeos animados, de temas variados e realizados com apoio de pesquisadores da UFJF, são divulgados esporadicamente através dos canal oficial da Universidade.

Primeiro episódio do podcast já está no ar (Foto: Gustavo Tempone)

Podcast está disponível no Soundcloud e em aplicativos para Android e iOS (Foto: Gustavo Tempone)

Podcast
Não é só de imagem que vive a divulgação científica. A visão de que a diversidade — não só de conteúdo, mas também de meios — é fundamental para atingir variados públicos fez com que o projeto incorporasse o podcast Eis a Questão. A premissa dos programas é estabelecer um diálogo não só entre os apresentadores, Laís Cerqueira e Caio Ferreira, mas com alunos e funcionários da UFJF, com respaldo de professores da Universidade que estudam a temática de cada episódio. O podcast está disponível no Soundcloud e em aplicativos para Android (pelos aplicativos Podcast Addict e Castbox) e para iOS (pelo aplicativo oficial da Apple Store, o Podcasts).

Vídeos de popularização da ciência
Grandes transformações, sejam sociais ou tecnológicas, são motivadas e respaldadas pelo conhecimento científico. Focado em fornecer um maior acesso da população ao cientista, o Eis a Questão disponibiliza mais uma plataforma para que os pesquisadores possam veicular seus estudos fora do ambiente acadêmico: vídeos com os próprios cientistas e suas equipes de pesquisa, envolvendo alunos e professores da Universidade. Desta forma, é possível um maior conhecimento sobre a produção de pesquisas e as pessoas que são responsáveis pelas mesmas, além de motivar a compreensão de temas relevantes, tanto no cenário nacional, quanto internacional.

Outras informações:

Ciência ao alcance de todos: UFJF lança o game Eis a Questão