Evento chega à sua quinta edição e se caracteriza como um “sarau científico” (Foto: Divulgação)

Evento chega à sua quinta edição e se caracteriza como um “sarau científico” (Foto: Divulgação)

Ganhando espaço nos locais de debate das Universidades, saúde mental é um tema que afeta todos os setores da sociedade e da comunidade acadêmica, impactando diretamente na qualidade de vida e desempenho de estudantes, professores, técnicos e terceirizados. Pensando na importância do assunto, a 5ª edição do Ciência ao Bar traz a professora Ivana Lúcia Moutinho, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para conversar com o público a respeito dos fatores que influenciam a saúde de alunos e alunas da Instituição.

O debate ministrado pela professora, intitulado “Saúde mental do estudante universitário”, vem ao encontro das demandas da comunidade acadêmica, tratando sobre uma das causas da evasão de discentes, que convivem com pressões desde seu primeiro contato com a Universidade. O encontro é aberto para todos os interessados e acontece nesta terça-feira, 17, às 19h, no bar Arteria.

A importância em debater a saúde mental
O sistema de ingresso — por si só, uma pressão para o estudante — representa a entrada em um universo que exige um amadurecimento. Em meio a tantas mudanças (de amigos, de cidade e até mesmo de rotina), muitos discentes enfrentam problemas de reconhecimento e adaptação.

Neste contexto, o tema da saúde mental ganha espaço não só pela demanda dos próprios estudantes, mas também pela necessidade de se discutir com todos os setores da instituição, como demais membros da comunidade acadêmica, como professores, técnicos e terceirizados “Estamos exatamente procurando conhecer melhor o problema para podermos traçar medidas que favoreçam a todos os envolvidos. Como fazer ainda é uma busca, pois não temos a receita”, explica Ivana.

Ciência ao Bar
A cada edição do Ciência ao Bar, que acontece às terça-feiras, um pesquisador apresenta, durante 25 minutos, um tema de sua área de pesquisa e, em seguida, são reservados 90 minutos para participação do público que, entre rodadas de chope e tira gostos, pode participar com perguntas e contribuições sobre o assunto.

A edição sobre saúde mental do Ciência ao Bar ocorre nesta terça-feira, 17, às 19h, no bar Arteria, localizado na Rua Oswaldo Aranha, 535.