Instigar a reflexão e a denúncia de exploração, opressão, perseguição e genocídio de raças e etnias no Brasil, na América Latina e no mundo são alguns dos objetivos do 5º Seminário Internacional de Serviço Social, que está com inscrições abertas até a próxima sexta, 20.

Para a  conferência de abertura, no dia 23, às 19h, o convidado é o professor Jorge Sainz, da Universidade Mayor de San Andres, em La Paz (Bolívia). O pesquisador analisará os desafios de  constituição e consolidação do Estado Plurinacional em seu país, a partir das reivindicações de grupos étnicos e indígenas.

Na manhã do dia 26, o professor Pedro Gabriel da Silva, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal, apresentará a palestra “Lutas sociais e renovação crítica do Serviço Social na Europa (1960-1980): Portugal e Espanha”. Na tarde do mesmo dia, o professor Roberto Zampani, da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), fará análise semelhante do período, mas com foco na América Latina.

Os debates sobre exploração e lutas sociais são também destaque na programação com palestras nos dias 24 e 25. A primeiro, no dia 24, às 19h, tem como tema classe social, gênero, orientação sexual e os movimentos sociais LGBTTI como espaços de luta e resistência na sociedade capitalista. A segunda palestra acontece no dia 25, também às 19h, sobre a desigualdade étnico-racial e o combate ao racismo. Serão abordadas as particularidades étnico-raciais brasileiras, estereótipos e preconceitos, movimentos sociais e luta pela defesa de direitos.

O evento se encerra no dia 26 de outubro. Todas as atividades ocorrem nas dependências da Faculdade de Serviço Social e no Anfiteatro de Estudos Sociais, ao lado da cantina da Faculdade de Direito.

Segundo a professora da Faculdade de Serviço Social e integrante da comissão organizadora, Elizete Menegat, o seminário tornou-se uma tradição na faculdade. “É uma atividade importante porque, dado seu caráter internacional, estimula professores, pesquisadores e estudantes  a inserir o debate sobre  pesquisas locais e regionais no panorama macro nacional e global.”

O público-alvo do evento são professores, pesquisadores, estudantes, ativistas de movimentos sociais e demais interessados na temática. A programação já está disponível no site.