Numa parceria entre a Pró-reitoria de Cultura (Procult), a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Diretoria de Imagem Institucional, os servidores – técnico-administrativos em educação (TAEs) e docentes, ativos e aposentados – terão a oportunidade de apresentar seus talentos artísticos na próxima edição do Som Aberto, no dia 28 deste mês, data em que é comemorado o Dia do Servidor Público. A iniciativa integra a programação de atividades preparada pela Progepe para celebrar a data ao longo do mês, como exposições de trabalhos artísticos e científicos, palestras e recreação. Os interessados em participar do Som Aberto devem se inscrever até o próximo dia 20, pessoalmente na Procult, ou pelo e-mail somabertoufjf@gmail.com, descrevendo a atividade artístico-cultural que gostariam de apresentar no evento.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Castro, a parceria com a Procult é muito oportuna. “Eu acho que o Som Aberto, a cada edição, tem se mostrado mais atraente, não só para a comunidade da Universidade, mas para a cidade toda. Muitas pessoas têm comentado sobre o sucesso do evento e é muito bom estar aqui aos sábados, tanto participando das atrações musicais, quanto do bazar e da praça de alimentação. É um ambiente muito gostoso.”

Responsável pela retomada e reformulação do projeto Som Aberto – originalmente uma iniciativa de estudantes da UFJF entre os anos 1970 e 1980 -, a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, abraçou a ideia de homenagear os servidores abrindo espaço para eles no evento. “A proposta do Som Aberto é exatamente essa. Já oferecemos, inclusive, essa possibilidade com o edital de bandas universitárias, que seleciona grupos musicais compostos por alunos ou TAEs e professores. Sabemos que há muita gente na Universidade com talentos diversos que nem sempre encontra espaço para mostrá-los. O Som Aberto pode proporcionar isso.”

Interação e produtividade

Segundo Kátia Castro, o objetivo da programação da Progepe é promover oportunidades de interação e conhecimento. “Com os servidores participando e interagindo uns com os outros, o ambiente fica mais tranquilo, e o trabalho mais alegre e participativo. Quando trabalhamos em um ambiente saudável, a nossa produtividade tende a aumentar substancialmente. Além disso, é um momento no qual o servidor pode trazer a sua família para participar, pois é psicologicamente comprovado que, no trabalho, quando se tem a participação da família, aumenta a produtividade e a alegria.”

Ela ressalta, ainda, que a Progepe possui uma interface com a comunidade de docentes e técnicos muito grande. “Uma forma de interação entre as pró-reitorias, uma saber o que a outra faz, uma participar das atividades da outra, é muito importante para nós, pró-reitores, e para os servidores que trabalham nos diversos setores, inclusive da Diretoria de Imagem, que também está envolvida nessa ação. Estamos em diálogo constante.”

Programação

Entre os próximos dias 16 e 27, será exibida no corredor da Reitoria a “I Mostra de Teses e Dissertações do Servidor da UFJF”, além da exposição “Traço, prosa e poema”, que consistirá em trabalhos oriundos da integração da produção poética de um servidor ilustrada por outro colega servidor. No dia 16, haverá um coquetel de abertura, às 17h.

Outra programação promovida pela Progepe é o Ciclo de Debates sobre as relações interpessoais e assédios na UFJF, com encontros mensais entre agosto e novembro. O Ciclo tem como objetivo promover discussões e reflexões acerca da responsabilidade das pessoas na construção de relações de trabalho saudáveis em toda comunidade acadêmica, além de enfatizar o compromisso em coibir ações que possam caracterizar assédio ou outros tipos de violência nos ambientes acadêmicos. O próximo debate será no dia 17 de outubro, às 9h, com um palestrante da Unicamp, Roberto Heloani, no Anfiteatro de Estudos Sociais (Faculdade de Direito).

Som Aberto

Realizado pela Procult, o Som Aberto acontece mensalmente, no terceiro sábado de cada mês – a edição de outubro, no dia 28, será uma exceção – na Praça Cívica da UFJF, com atrações culturais diversas para toda a família, shows, bazar e praça de alimentação com bar e food trucks. Em outubro, a programação contará com programação e atividades especiais para crianças, além dos shows das bandas Trupicada, Uiara Leigo e Me Gusta Xagusta. A programação completa será divulgada em breve.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)