Projeto, que acontece pelo segundo ano consecutivo no campus, é aberto e gratuito para toda a comunidade

Projeto, que acontece pelo segundo ano consecutivo no campus, é aberto e gratuito para toda a comunidade (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta quinta-feira, 12, mais uma edição do Integração Criança. Este é o segundo ano consecutivo que a UFJF sedia o evento, realizado pela TV Integração, que acontece das 9h às 14h, e é dedicado às comemorações pelo Dia das Crianças. A entrada é gratuita.

Crianças e adultos estão convidados a participarem da programação, que envolve atividades de lazer, esporte e cultura, como rua de lazer, teatro de fantoches, pintura facial, escultura de balões, clínicas esportivas, doação de animais e muitas brincadeiras. Na concha acústica, haverá shows com as bandas infantis Trupicada e Abracadabra, além de apresentações de dança e da banda do Exército Brasileiro.

“É fundamental que a Universidade estabeleça essa parceria com a TV Integração, num momento em que se celebra um dia importante, como o Dia das Crianças”, afirma o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, ao argumentar que o evento vai ao encontro da política ideológica da Universidade, “fazendo com que a gente se aproxime do objetivo de ter uma Universidade cada vez mais a serviço do público e que este mesmo público esteja sempre ao nosso lado, na defesa de uma Universidade pública e de qualidade”.

As crianças também receberão orientações sobre saúde bucal e escovação. Já para as mamães, dentro da campanha Outubro Rosa, o Ascomóvel (ônibus da Ascomcer), disponibilizará exames clínicos de mama e informações sobre como prevenir e combater o câncer de mama e colo de útero.

O evento ainda contará com uma praça de alimentação solidária, formada por sete instituições beneficentes. Os participantes poderão se deliciar com diversas guloseimas e, ainda, ajudar as entidades, pois toda a verba arrecadada será revertida para as próprias instituições.

Projetos de extensão
Além de toda a programação voltada para adultos e crianças, o Integração Criança também contará com a presença de três projetos de extensão, apoiados pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF. As iniciativas trabalham com temáticas relevantes para o universo infantil, como a aprendizagem, a educação ambiental e a alimentação.

O projeto “Ambientes da infância e a formação de educadoras da creche”, coordenado pela professora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF, Ana Rosa Picanço, objetiva criar contextos de reflexão coletiva e crítica com as educadoras de uma creche pública municipal, localizada no bairro Linhares, e destaca a organização espacial como temática problematizada na formação em serviço das educadoras da creche.

“Partimos do pressuposto de que o espaço é um elemento pedagógico, que não só orienta as práticas educativas, mas, também, é parte delas. Portanto, entendemos que a organização espacial se constitui num tema crucial da ação educativa, o qual merece ser problematizado nos espaços de formação do educador da infância. O educador, junto com as crianças, deve planejar e organizar o ambiente da creche a partir do diálogo entre o conhecimento científico e o olhar sensível à realidade cultural das crianças”, afirma a coordenadora.

Já o projeto “Comida e Diversão, por que não?” tem como objetivo principal a orientação de crianças na área de alimentação saudável, utilizando o lúdico como elemento pedagógico, através de alguns jogos e atividades interativas. Durante o Integração Criança, será apresentado o jogo “Trilha da Alimentação Saudável”, desenvolvido pela nutricionista Letícia de Oliveira. Trata-se de um jogo de tabuleiro gigante, que contém “20 casas”, com orientações nutricionais de fácil compreensão e “casas” com pontos de interrogação para que as crianças respondam a determinadas perguntas.

Também haverá uma atividade interativa, que será utilizada como forma de apresentar a quantidade real de açúcar presente em alimentos industrializados, por meio da comparação entre os rótulos desses produtos e sacos de açúcar contendo o peso real. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, Danielle Maria de Oliveira Aragão.

Surgido em 2015, o programa de extensão “Recicla UFJF”, por sua vez, tem por objetivo mobilizar a comunidade acadêmica da UFJF, buscando esclarecer, educar e conscientizar alunos, professores e técnicos administrativos através de ações e práticas educativas, com destaque para a relevância da coleta seletiva e a importância da inserção dos catadores da Associação Municipal dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis (Ascajuf).

O projeto multidisciplinar, que presta assessoria jurídica e coletiva para os grupos de reciclagem em Juiz de Fora, vai tratar da questão da coleta seletiva e da educação ambiental para o entorno da Universidade. A iniciativa é coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Faculdade de Engenharia, Samuel Rodrigues Castro.

Outras informações
(32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional