Com o propósito de resgatar e ressaltar aspectos da história nacional através da história da arte, a Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chega a sua 33ª edição, trazendo a temática “Representações Artísticas Brasileiras: do Segundo Reinado à Era Vargas”. Organizado anualmente pelos alunos do curso e pelo Centro Acadêmico de História Galba Di Mambro, o evento será realizado entre os dias 16 e 20 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF e é aberto a toda comunidade.

A programação inclui simpósios temáticos, mesas-redondas, comunicações livres e oficinas culturais. Para as atividades culturais, as inscrições são gratuitas. Serão oferecidos, também, minicursos de História e Audiovisual; Introdução à prática de pesquisa e organização em arquivos; Conservação de documentos e Arqueologia Brasileira (apontamentos iniciais). Todas as informações sobre as inscrições para ouvintes e os minicursos (como o valor e a ementa) estão disponibilizadas na página do evento. As inscrições podem ser feitas por formulário on-line até o a próxima sexta-feira, dia 13, ou presencialmente na segunda-feira, 16 Serão emitidos certificados para os que comparecerem em 75% da programação.

Nesta edição, será discutida a arte brasileira em um período crucial para a formação e construção do Brasil como nação. “Vale destacar que este é um dos períodos mais ricos em produções artísticas da história brasileira, com muitas discussões importantes. É em torno destas discussões que nossa semana se organiza”, avalia o aluno do 7º período de História e membro da comissão organizadora, Edmo Vieira.

O estudante destaca a relevância da Semana no cenário acadêmico. “A Semana de História da UFJF é um dos eventos acadêmicos mais antigos deste campo no Brasil, já em sua 33ª edição. Neste ano, elaboramos um encontro que pudesse contemplar o máximo de assuntos possíveis, visando a uma construção acadêmica enriquecedora para estudantes.”

O evento trabalhará com a temática a partir dos diversos meios em que a arte se manifesta, seja na música, cinema, artes plásticas, literatura, arquitetura, entre outros, buscando uma compreensão mais aprofundada e elucidativa sobre a produção de artistas nacionais, bem como evidenciar a importância e significação dessa produção.

Outras informações: Semana de História da UFJF no Facebook