Foto: farmaceuticoemcasa

Mestrando Marcelo Santana Louzada Brasil desenvolveu uma preparação com mistura de três agentes antimicrobianos: nanopartículas de prata, quitosana e antibióticos (Foto: farmaceuticoemcasa)

Com o objetivo de encontrar soluções para a resistência bacteriana diante dos agentes disponíveis, o mestrando do Programa de Pós-graduação em Química, Marcelo Santana Louzada Brasil, desenvolveu a pesquisa “Estudos in vitro das interações entre bactérias, nanopartículas de prata, quitosana e antibióticos”. Sua dissertação foi defendida no dia 7 de agosto e contou com a orientação do professor do Departamento de Química, Antonio Carlos Sant’Ana e a co-orientação do professor do Instituto de Ciências Biológicas, Cláudio Galuppo Diniz.

Preocupado com o uso indiscriminado de antibióticos, tão comum quanto o surgimento das cepas resistentes, o mestrando desenvolveu uma preparação que continha a mistura de três agentes antimicrobianos: nanopartículas de prata (AgNPs), quitosana (QT) e antibióticos (ATBs). A preparação foi feita variando o antibiótico e muitos deles foram testados contra quatro diferentes tipos de bactérias através da técnica de espectroscopia Raman e teste de checkerboard para avaliar se a associação seria sinérgica, aditiva, indiferente ou antagônica.

Em todos os casos, houve um sinergismo notório e favorável, visto que a redução de 37% para 99% na CIM (Concentração Inibitória Mínima) dos antibióticos quando as nanopartículas de prata e a quitosana estiveram presentes. Assim, mesmo frente a bactérias resistentes, uma menor dose do antibiótico pode ter um resultado efetivo.

Com a repercussão que a dissertação teve, poderão advir dela três trabalhos publicados em revistas científicas estrangeiras. O trabalho realizado com a co-orientação de um professor do ICB permitiu que obtivessem interação e resultados em uma interface diferente, entre a química e a biologia. Este diálogo entre diferentes áreas é de extrema relevância acadêmica, afirma o orientador, que ainda diz que possíveis desdobramentos estão por vir com a divulgação dos resultados obtidos.

Contatos:
marcelosant77@hotmail.com

Banca examinadora:
Dr. Celso Barbosa de Sant’Ana Filho (Inmetro)
Prof. (a) Dr. (a) Maribel Coromoto Navarro Acosta (Departamento de Química – UFJF
Prof. Antonio Carlos Sant’Ana (Departamento de Química – UFJF)