(Foto: Divulgação)

Pedro Henrique Oliveira, ao centro, venceu os 2 mil metros com obstáculos e chegou em terceiro na prova dos 3 mil metros (Foto: Arquivo pessoal)

Pedro Henrique Oliveira, atleta do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cria/UFJF), conquistou medalha de ouro na prova dos 2 mil metros com obstáculos nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. A competição foi realizada no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro, e as provas finais de atletismo aconteceram nos dias 7 e 8.

Bem colocado no ranking nacional na categoria sub-18 dos 3 mil metros, Pedro participou da competição como representante da seleção brasileira de Atletismo. A princípio, a prioridade do atleta era a competição dos 3 mil metros, na qual conquistou o bronze com a marca de 9m10s. Porém ele surpreendeu ao completar a prova dos 2 mil metros com obstáculos em 6m15s, sendo o primeiro colocado.

“Ele foi com boas chances, pois, no atletismo, o Brasil é um dos mais fortes da América do Sul; então esperávamos bons resultados. Mas o ouro nos surpreendeu e nos deixou muito felizes, porque ele merece”, conta seu treinador, Jorge Perrout, professor do  Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação e Desportos (Faefid) e coordenador do Cria. Pedro, que tem 15 anos, treina na pista de atletismo da Faefid há cinco anos e agora foca no Campeonato Brasileiro Escolar, que disputará pela Seleção Mineira de Atletismo, e será realizado em Brasília, no mês de novembro.

Segundo Perrout, o atleta possui um talento nato, que aliado ao comprometimento com os treinos e à estrutura que possui na pista de atletismo da Faefid, contribui para o sucesso nas competições. “O Cria é fundamental para a formação do Pedrinho como atleta. Ele treina desde criança e sempre se dedicou muito, não perde um treino. Além disso, ele conta com equipamentos de qualidade e uma estrutura muito bem construída para poder treinar, fora a dedicação dos professores do projeto, que se empenham ao máximo para ajudá-lo a melhorar sua performance e rendimento nas provas.”

Na classificação geral dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, a delegação brasileira ficou em primeiro lugar, conquistando 23 medalhas no total – dez de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Em segundo lugar ficou a delegação colombiana, com 21 medalhas, seguida pelas delegações argentinas e chilenas, com 15 medalhas cada uma.

Outras informações:
(32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos