(Foto: khawkins04 via Visualhunt /  CC BY)

Pesquisa utilizou a Atenção Primária à Saúde como referencial para compreender as ações educativas no auxílio ao fim do tabagismo (Foto: khawkins04 via Visualhunt / CC BY)

O Sistema Único de Saúde (SUS) representa o maior sistema de saúde gratuito do mundo, oferecendo atendimentos desde o tipo ambulatorial até transplantes de órgãos. A porta de entrada do sistema deve ser preferencialmente a atenção básica (postos de saúde, centros de saúde, unidades de saúde da família). É nesse ambiente que se ampliam as ações voltadas para promoção, proteção, prevenção e recuperação de agravos à saúde. Utilizando como referencial a Atenção Primária à Saúde para compreender as ações educativas no auxílio ao fim do tabagismo, a mestranda Luiza Vieira Ferreira, do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu a dissertação “Representações sociais de profissionais de Saúde sobre as ações para a cessação do hábito de fumar”.

O cenário de estudo delimitado na pesquisa foi a análise das UBS´s  Unidades Básicas de Saúde – de Juiz de Fora/MG. A acadêmica entrevistou 20 profissionais de Saúde, entre eles médicos, enfermeiros e assistentes sociais. No processo de avaliação dos dados coletados, Luiza constatou que eles sofrem diariamente sobrecarga, devido ao quantitativo elevado da população em busca de atendimento e ao número reduzido de profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional; este fator influencia diretamente nas atividades realizadas para facilitar o fim do consumo de cigarros.

“Com base na análise dos dados, foi possível identificar que o desenvolvimento das ações educativas para a cessação do hábito de fumar estão relacionados com o modelo de assistência à saúde que é realizado nas unidades básicas de Saúde e que está refletido, diretamente, no processo de trabalho dos profissionais de saúde da Atenção Primária”, explica a pesquisadora.

Luiza relata que, segundo os profissionais de Saúde, a busca por cuidados da população ainda está relacionada aos quadros agudos da doença, ao invés da ocorrência de tratamento prévio que evite o agravamento do estado de saúde. Quanto às medidas preventivas, segundo ela, “foi possível identificar que, das 64 UBS´s de Juiz de Fora, apenas 25 desenvolvem alguma ação voltada para a cessação do hábito de fumar, dentre elas grupos educativos, sala de espera e abordagens individuais durante as consultas médicas e de enfermagem”.

Como desdobramentos do contexto observado, Luiza afirma que há a necessidade de reformular os cursos de capacitação voltados para a cessação do hábito de fumar para se adequar à realidade dos profissionais da área. Ressalta ainda que os profissionais entrevistados relataram que é preciso a criação de um momento teórico e prático voltado para a realidade que eles vivenciam na rotina das UBS´s.

Contatos:
Luiza Vieira Ferreira (mestranda) – luiza.luvieira@hotmail.com
Geovana Brandão Santana Almeida (orientadora – UFJF) – geovanabrandao@yahoo.com.br

Banca Examinadora:
Prof.ª Dr. ª Geovana Brandão Santana Almeida (UFJF – orientadora)
Prof.ª Dr. ª Elaine Teixeira Rabello (UERJ – 1ª examinadora)
Prof.ª Dr. ª Maria Carmen Simões Cardoso de Melo (UFJF – 2ª examinadora)
Prof.ª Dr. ª Marléa Chagas Moreira (UFRJ – suplente externa)
Prof.ª Dr. ª Girlene Alves da Silva (UFJF – suplente interna)

Outras Informações:
(32) 2102-3297 – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem