Zé Luiz: "O curso me abriu muitas portas" (Foto: Twin Alvarenga)

José Luiz Ribeiro: “O curso me abriu muitas portas” (Foto: Twin Alvarenga)

“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente”, já dizia Mário Quintana. Com tantas histórias acumuladas ao longo dos anos, o curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) celebra 60 anos acompanhado pela comemoração dos dez anos do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF (PPGCom), instaurado em 2007.

A trajetória do diretor de teatro José Luiz Ribeiro, por exemplo, é perpassada pela história da Facom. Aluno da terceira turma do curso, criado em 1958 e vinculado à antiga Faculdade de Filosofia e Letras (antiga Fafile), “Zé Luiz”, que também chegou a lecionar por 40 anos na Facom, lembra com carinho dos desafios que os primeiros alunos enfrentaram.

“O curso me abriu muitas portas. Naquele tempo, não se exigia o diploma e até éramos ridicularizados por fazer um curso dessa natureza. Mas, certamente vencemos muitas dificuldades e avançamos. O primeiro número do Jornal de Estudo foi uma conquista inovadora para a época. O jornal foi diagramado em uma mesa de ping-pong e  todos nós levávamos nossas máquinas de escrever para as aulas”.

Posteriormente, o curso de Jornalismo funcionou como um departamento da Faculdade de Direito até que, em 1990, o prédio onde atualmente se localiza a Facom foi construído e a Faculdade se tornou uma unidade acadêmica independente.

Instalação que possibilitou conquistas

Atual prédio da Facom que, em breve, vai contar com nova instalação (Foto: Géssica Leine)

Atual prédio da Facom que, em breve, vai contar com nova instalação (Foto: Géssica Leine)

O professor Márcio Guerra, que esteve à frente da Facom entre 1994 e 1998, ressalta que naquele momento, “logo após a gestão do professor Adilson Zappa, nós já tínhamos consolidado um novo espaço, adequado a nossa graduação. Então, estava na hora de darmos o primeiro passo para a instalação da pós-graduação. Foi aí que consegui criar uma pós interdisciplinar, por meio da qual os professores da Facom tiveram a chance de concluir um mestrado e um doutorado. Capacitamos quase 80% do nosso corpo docente, o que gerou a possibilidade de criarmos o nosso curso de mestrado posteriormente”.

Conseguimos reabrir a Rádio e tivemos todo o suporte, como temos até hoje, para termos uma escola de rádio dentro da Faculdade de Comunicação (Márcio Guerra)

Guerra também relata que aquele momento foi importante para que a Facom consolidasse muitas das conquistas que, hoje, são realidade para os professores, técnicos e alunos.  “As faculdades tiveram de escolher entre possuir emissoras de rádio e TV ou criarem uma estrutura para produzirem conteúdo para os canais fechados que estavam surgindo. Financeira e academicamente, tudo indicava a criação de produtoras. Então criamos a Produtora de Multimeios com o apoio do professor Renê Matos e da professora Margarida Salomão, que estiveram à frente da Reitoria, e a Rádio Facom”.

Segundo o professor, muitas dificuldades tiveram de ser superadas para que a Rádio pudesse ser instituída e servir de laboratório para os estudantes. “Cheguei a ser conduzido à Polícia Federal por conta da Rádio não estar legalizada, junto com o professor Kleber Ramos. Mesmo assim, conseguimos reabrir a Rádio e tivemos todo o suporte, como temos até hoje, para termos uma escola de rádio dentro da Faculdade de Comunicação”. Guerra também destaca a criação do Encontro de ex-alunos, idealizado por ele. “Considero algo muito importante para mantermos este laço forte que une quem passa pela Facom”.

Novo prédio, novos tempos

Novo prédio da Facom está em fase final (Foto: Alexandre Dornelas)

Novo prédio da Facom está em fase final (Foto: Alexandre Dornelas)

O atual prédio da Faculdade de Comunicação, localizado entre a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) e a Faculdade de Educação (Faced) já pode ser chamado de “antigo”, já que a Facom está de mudança: desde 2014, está sendo construído um novo edifício, exclusivamente para atender às novas demandas do curso.

A nova estrutura é considerada ecologicamente correta, contando com suporte para o armazenamento de aproximadamente 30 mil litros de água da chuva, que será reutilizada para limpeza e funcionamento dos banheiros da Faculdade. Além disso, o edifício favorece a ventilação natural e foi desenhado para aproveitar ao máximo a luz do dia.

A construção foi viabilizada “após uma sensibilização da Administração Superior das condições insuficientes das instalações do prédio atual, em virtude de seu crescimento, especialmente a partir da criação do curso noturno, do PPGCom, da ampliação de projetos de extensão, iniciação científica, treinamento profissional e monitoria”, conta a professora Marise Pimentel Mendes, atual vice-diretora da Facom, que esteve à frente da Faculdade durante oito anos, entre 2006 e 2014.

Dentre outras instalações, o prédio também conta com o laboratório de rádio, que une áreas de edição, gravação e apuração; dois estúdios de TV e suas respectivas ilhas de edição; sala de tratamento, revelação e estúdio de fotografias; laboratório informático; biblioteca com locais reservados para estudo e um anfiteatro com capacidade para 180 pessoas, com suportes como camarim e área de controle de luz e som.

“O novo prédio representa a possibilidade de entrarmos definitivamente no século XXI em termos de infraestrutura. As novas instalações permitirão aos cursos oferecidos na graduação e na pós-graduação ampliarem seus projetos disciplinares e multidisciplinares. Os grupos de pesquisa terão agora seus espaços próprios e laboratórios multiusuários. Além disso, essa nova estrutura representa a valorização da nossa Faculdade e do trabalho coletivo de todos nós”, avalia o atual diretor da Facom, professor Jorge Carlos Felz.

Novidades agregam valor

Desde agosto de 2015, atendendo às diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Jornalismo, a graduação em Jornalismo da Facom conta com uma nova matriz curricular. Além de elevar a carga horária total para 3.005 horas, essa nova grade curricular conta com a obrigatoriedade de estágio, novas disciplinas e produtos laboratoriais, além de um projeto pedagógico renovado.

As mudanças por que passamos nos últimos anos representam nossa preocupação em dar aos nossos alunos um ensino de qualidade (Jorge Felz)

Outra novidade para os estudantes que escolhem a Faculdade de Comunicação da UFJF é a graduação em Rádio, TV e Internet. O curso foi instituído no primeiro semestre de 2017 e prepara os futuros profissionais para ingressarem em organizações como assessorias de comunicação de instituições públicas e privadas; emissoras de rádio e TV comerciais, educativas e comunitárias; produtoras independentes; agências de publicidade e projetos em mídia digital.

A ideia do curso de Rádio, TV e Internet surgiu a partir de 2010, quando uma resolução do Ministério da Educação (MEC) transformou a Comunicação em uma área de conhecimento, o que exigiu aos cursos que atendiam a esse campo as devidas reformulações curriculares.

“Cada vez mais procuramos estruturar nossos cursos para a reflexão e para o saber fazer.  Acho que as mudanças por que passamos nos últimos anos representam nossa preocupação em dar aos nossos alunos um ensino de qualidade”, reitera Jorge Felz.

PPGcom se consolida no cenário acadêmico

Gabriela Borges, coordenadora do PPGCom, afirma que o doutorado é o próximo passo (Foto: Alexandre Dornelas)

Gabriela Borges, coordenadora do PPGCom, afirma que o doutorado é o próximo passo (Foto: Alexandre Dornelas)

Além da graduação, a Facom atualmente conta com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), instaurado em 2007, em nível de Mestrado, sendo a implantação do Doutorado um projeto atualmente em desenvolvimento.

Para a coordenadora do PPGCom, professora Gabriela Borges, o Programa “permite o desdobramento de pesquisas e trabalhos que são desenvolvidos no nível da graduação, ou seja, a pós-graduação é um segundo nível de maior complexidade, maior reflexão, de aperfeiçoamento e aprofundamento dos trabalhos que são desenvolvidos na Facom, durante a graduação”.

De acordo com Gabriela, neste momento, o Programa está trabalhando na proposta do projeto de Doutorado e a intenção é apresentá-lo já em 2018. “Para isso, reestruturamos o Mestrado, criamos duas linhas de pesquisa, diminuímos o corpo docente, adequamos a publicação da Revista Lumina, além de estarmos fazendo uma série de eventos e parcerias internacionais. Também estamos desenvolvendo as atividades dos grupos de pesquisa que funcionam como um espaço muito importante de diálogo entre a graduação e a pós”, conclui.

Além dos cursos regulares, os professores da Faculdade de Comunicação desenvolvem atividades de Pesquisa e Extensão. Atualmente, a Facom conta com 600 alunos, 33 professores, 15 técnico-administrativos em educação e equipe de trabalhadores terceirizados.

Encontro de ex-alunos

Para comemorar os 60 anos do curso de Jornalismo e também os dez anos que o PPGcom completa em 2017, será realizado um encontro de alunos, ex-alunos, funcionários e professores, neste sábado, dia 7, no Hotel Green Hill. Os ingressos para estudantes (incluindo alunos de outros cursos, além da Comunicação) custam R$ 60; ex-alunos, professores, funcionários e acompanhantes pagam R$ 90. A venda no local do evento será apenas em dinheiro.

O Hotel Green Hill fica localizado na Avenida Deusdedith Salgado, 4351, no Bairro Salvaterra.

Outras informações: (32) 2102-3601 – Faculdade de Comunicação