Foi reaberto na tarde desta sexta-feira, 6, o Laboratório Microestrutural e Microanálise, que integra o Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O local foi interditado após uma pequena explosão seguida de incêndio, ocorrida em dezembro do ano passado. Membros do departamento e da gestão se mobilizaram para reformar o espaço.

(Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Laboratório é utilizado para síntese, extração e isolamento de diversas amostras de compostos orgânicos e inorgânicos, por alulnos da graduação e do Programa de Pós-graduação em Química (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

O laboratório é utilizado para síntese, extração e isolamento de diversas amostras de compostos orgânicos e inorgânicos, por alunos da graduação e do Programa de Pós-graduação em Química. Com novos equipamentos, o laboratório também aprofundará pesquisas de alimentos, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Voltamos com novas possibilidades de trabalhos, e uma nova linha de pesquisa, Química e Tecnologia (Quimtec), na qual ampliaremos a produção de conhecimento em outras áreas, tudo isso graças ao equipamento superior e de ponta que possuímos agora”, comemora o coordenador do laboratório, professor Luiz Fernando Cappa de Oliveira.

O reitor Marcus David entregou a chave do laboratório para a chefe do Departamento de Química, Denise Lowinsohn. Ele salientou que, “apesar dos esforços da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), os méritos devem ser dados aos coordenadores do laboratório e seus colegas de departamento. O laboratório tem enorme potencial de cumprir o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.”

(Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

De acordo com reitor Marcus David, laboratório tem enorme potencial de cumprir o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

A pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Aparecida Purgato, relembrou a manhã do dia 12 de dezembro, quando o laboratório se encontrava destruído pelo incêndio, em contraposição à sua nova condição. “Foi difícil chegar aqui e vê-lo todo sujo, com a vidraça quebrada e aparelhos danificados, e estabelecemos uma parceria para recuperá-lo. Hoje é o dia de agradecer a todos que ajudaram nesse processo, professores, servidores, terceirizados e estudantes.”

Anteriormente, as análises de espectometria estavam sendo feitas em outros laboratórios do departamento, mas o novo laboratório já tem sido utilizado há cerca de um mês. “Esta cerimônia foi para tornar pública a satisfação de todos nós com o novo espaço, e com ele auxiliaremos na criação de inovações para a sociedade e para uma formação mais completa de nossos alunos”, destacou Cappa.

Estiveram presentes na reabertura a vice-reitora Girlene Silva; o pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure Sanábio; o pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra; o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE),  Wilhelm Passarella Freire; e representantes do Departamento de Alimentos da UFV.