Aplicativo, voltado para jovens do ensino médio, que será lançado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto: Divulgação)

Aplicativo de divulgação científica, voltado para o público jovem, será lançado dia 25 de outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto: Divulgação)

Você sabia que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ajuda a criar padrões internacionais nas áreas de tecnologias da informação e telecomunicação (TICs)? E que possui a liderança de certos grupos de padronização internacionais? A UFJF tem diversos projetos científicos desenvolvidos por professores e alunos, com potencial para impactar diretamente o mundo em que vivemos, desde montagem de aeromodelos, passando por estudos sobre a fauna e flora brasileiras, até o desenvolvimento de novos produtos e processos na indústria láctea.

Mas como tornar essas pesquisas conhecidas e fazer com que a sociedade se aproprie do conhecimento desenvolvido na universidade? Foi pensando nesta aproximação entre a ciência e a comunidade que o setor de Divulgação Científica da Imagem Institucional desenvolveu o Eis a Questão. Trata-se de um game, em forma de aplicativo, voltado para o público jovem, que será lançado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 25 de outubro, com uma oficina de Programação, no Centro de Ciências da UFJF. O evento de lançamento irá integrar a série de iniciativas que a UFJF irá desenvolver alinhada à mobilização nacional do Dia C da Ciência. “O aplicativo vai servir como um espaço de interação da Universidade e seus pesquisadores com um público que, normalmente, não conhece muito que é pesquisado aqui”, coloca Márcio Guerra, Diretor de Imagem Institucional da UFJF.

“Você sabia que baleias orcas são, na verdade, golfinhos?” Eis a questão

“Percebemos que os meios tradicionalmente usados para divulgar a ciência não alcançavam uma parte fundamental da sociedade, o público jovem. Diante desse desafio, concluímos que deveríamos utilizar meios e linguagem mais adequados para mostrar os avanços científicos e aproximar esse público da instituição”, reforça a coordenadora de Divulgação Científica da Imagem Institucional, Bárbara Duque.

Este é um momento crucial para sensibilizar a sociedade, principalmente os jovens, futuro do país, sobre a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico. O Brasil tem sofrido com cortes no orçamento destinado à ciência, tecnologia e inovação, mas não é o único país que tem visto a desvalorização do conhecimento científico, o que motivou grupos de diversos países do mundo a marchar em protesto contra os cortes.  “É emergencial potencializar a divulgação da ciência para mostrar o quanto ela está próxima do dia a dia das pessoas e impacta diretamente na qualidade de vida em âmbito econômico e social”, ressalta Bárbara.

“Você sabia que no mar Morto, na Palestina, pode-se flutuar facilmente com parte considerável do corpo fora da água? Por mais que a pessoa tente afundar, ela não consegue.” Eis a questão

A iniciativa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), tem o objetivo de desmistificar a ciência, humanizar o pesquisador e mostrar que temas e áreas, à primeira vista de alta complexidade, podem ser fascinantes. “Atrair o interesse do estudante para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação é um desafio que deve ser assumido pela Universidade”. Durante o jogo, a ciência é revelada aproximando o conhecimento do cotidiano dos jovens, além de mostrar com qual área de conhecimento cada um têm mais afinidade, funcionando como uma espécie de teste vocacional. O jogo pretende mostrar também que os pesquisadores brasileiros, especificamente da UFJF, estão envolvidos em projetos de grande impacto e relevância social. “Esperamos que os alunos se sintam estimulados pelos projetos mostrados no aplicativo e busquem informações complementares e, quem sabe, se tornem futuros pesquisadores da UFJF”, completa Guerra.

O game

O Eis a Questão é um game em formato de quiz que poderá ser jogado tanto no computador, quanto em tablets e smartphones. Aos jogadores serão apresentadas perguntas relacionadas às pesquisas realizadas na UFJF e três opções de resposta. Além disso, a ciência e a tecnologia serão apresentadas em formato de curiosidades.

Os jogadores também terão acesso às suas posições nos rankings, por escola e geral.

O Eis a Questão será lançado em Outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.