Objetivo da iniciativa é é valorizar e difundir a produção musical do samba na região (Imagem: Divulgação)

Objetivo da iniciativa é é valorizar e difundir a produção musical do samba na região (Imagem: Divulgação)

Nos dias 6 e 7 de outubro, sexta e sábado, ocorre o lançamento do CD “Ponto do Samba Vol. 2”. O álbum é fruto da iniciativa de mesmo nome, que foi criada em 2012 e, desde 2014, é também, um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenado pelo professor da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, Carlos Fernando Cunha. Os shows de lançamento do disco – que foi custeado com verbas de emenda parlamentar da Deputada Federal Margarida Salomão (PT) – ocorrem na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora, às 20h.

Segundo o coordenador, o objetivo central do Ponto do Samba é valorizar e difundir a produção musical do samba e de seus compositores de Juiz de Fora e da Zona da Mata Mineira. “Assim, desenvolvemos várias atividades que envolvem a realização de eventos musicais, oficinas, seminários e pesquisa histórica”, explica Cunha.

O projeto lançou seu primeiro CD em 2016 e lança seu segundo trabalho, composto por 10 canções. “Ambos os discos são frutos do nosso trabalho de pesquisa e de produção musical. Nossa ideia é colaborar para a difusão da produção musical do samba local, para a visibilidade de seus compositores, uma vez que a lógica do mercado cria barreiras para os bens culturais não contemplados pela indústria de massa”, informa o coordenador.

Doze músicos participaram da gravação do disco. Dentre as músicas – a maior parte inédita – há um medley de três faixas compostas nas décadas de 1940 e 1950, além de sambas de diferentes estilos e épocas, como samba-canção, samba de partido alto, samba-enredo e samba-bossa.

O CD também conta com um convidado especial, Armando Aguiar, conhecido popularmente como “Mamão” e considerado um ícone do samba regional. “Mamão gravou um medley com dois sambas dele. Também gravamos um samba-enredo muito cantado em Juiz de Fora, um clássico do estilo: ‘Zumbi, o Rei Negro dos Palmares’, de Zezé do Pandeiro, Flavinho da Juventude e Roberto Medeiros, que desfilou com a Juventude Imperial em 1973”, acrescenta Cunha.

Os shows de lançamento reunirão canções de ambos os CDs do Ponto do Samba, além de sambas clássicos de compositores juiz-foranos e uma homenagem a Nancy de Carvalho, primeira porta-bandeira de Juiz de Fora, que morreu em julho, aos 82 anos de idade. Os shows também contarão com a participação especial de Mamão.

A entrada dos shows têm o valor de R$ 20, sendo que o público receberá o CD de presente. O Ponto do Samba Vol.2 está disponível para audição em diversas plataformas digitais, como Spotify e Deezer e pode ser baixado da internet de forma gratuita, através deste link.

A Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora fica na Rua Oscar Vidal, 134, no Centro.

Outras informações: Página do Ponto do Samba no Facebook.