O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes que resultam na dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, dificuldade de socialização e padrão de comportamento. Trata-se de um tema debatido recorrentemente, mas ainda pouco compreendido pela sociedade.

Com objetivo de promover uma amplo debate sobre o autismo e as potencialidades a serem desenvolvidas por essas pessoas, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, entre os meses de outubro e dezembro, o curso semipresencial “Transtorno do Espectro Autista e Educação: do que estamos falando?”.

A capacitação é organizada por um dos intérprete de Libras da UFJF, Gabriel Martins, em parceria com professora da rede pública municipal, Ana Paula Xavier. O curso, gratuito e voltado aos interessados no tema, tem duração de 40h e confere certificado.

“Compreender as especificidades dessa criança e como se dá seu desenvolvimento deve ser tema recorrente de discussões em grupos de professores e estudantes para que possamos garantir equidade nos processos de aprendizagem. Essas discussões servirão de base para que possamos desmistificar questões construídas histórica e clinicamente a respeito dessas crianças além de buscar um olhar para além do aparato clínico, fortalecendo, assim, sua condição de aprendiz”, afirma o organizador Gabriel Martins.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail: formacaoemsurdez@gmail.com. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 4 e 18 de outubro; 1º, 8 e 22 de novembro; e 6 de dezembro, sempre no horário das 18h às 20h, no Forum da Cultura, que fica na Rua Santo Antônio 1112, no Centro.

Outras informações: formacaoemsurdez@gmail.com