O reitor Marcus David ressaltou que a entrega do imóvel é um passo importante para consolidação da Medicina Veterinária da UFJF, especialmente no cenário de crise (Foto: Twin Alvarenga)

O reitor Marcus David ressaltou que a entrega do imóvel é um passo importante para consolidação da Medicina Veterinária da UFJF, especialmente no cenário de crise atual (Foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 29, uma cerimônia de entrega do imóvel que sediará a clínica do curso de Veterinária da instituição. Participaram da cerimônia o reitor Marcus Vinícius David, a vice-reitora Girlene Alves da Silva, pró-reitores, professores, técnico-administrativos em educação e estudantes.

O imóvel, localizado na Rua Capitão Arnaldo de Carvalho, no Bairro Jardim Glória, passou por reformas nos últimos meses, visando a atender aos requisitos para o desenvolvimento de atividades de ensino e práticas de disciplinas obrigatórias do Curso de Medicina Veterinária. Agora, abriga centro cirúrgico, quatro ambulatórios, laboratório de patologia clínica, canil com 15 baias, copa, lavanderia, além de salas de pós-operatório, RX, esterilização, médicos veterinários,  professores e aulas.

O reitor Marcus David ressaltou que a entrega do imóvel é um passo importante para consolidação da Medicina Veterinária da UFJF, especialmente no cenário de crise, vivenciado pelas Instituições Federais de Ensino Superior de todo o país, em virtude do corte de recursos efetuado pelo Governo federal.  “O que está ocorrendo é um efetivo ataque às universidades públicas brasileiras. Mesmo no cenário de crise, a UFJF não sucumbirá à pressão para fechar cursos e reduzir vagas. Neste cenário, uma conquista como esta é muita coisa! Nós não vamos desistir e aceitar reduzir o nosso tamanho.”

O pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure, destacou o empenho coletivo, para a viabilização da iniciativa. “Agradeço às equipes da ProInfra e do Departamento de Medicina Veterinária pelo trabalho na elaboração e execução dos projetos, para a entrega do imóvel que vai sediar a clínica. Foi um trabalho coletivo.”

O chefe do Departamento de Medicina Veterinária, Adolfo Firmino, e o coordenador do curso, Antônio Carlos Castro, enfatizaram a importância do imóvel para a oferta de disciplinas teórico-práticas, tais como Clínica de Pequenos Animais, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica Veterinária e Semiologia Veterinária. “Agradecemos à atual gestão, especialmente ao professor Tanure, por solucionar com criatividade a demanda do curso. Este é um ganho coletivo, e é apenas um embrião. A Medicina Veterinária ainda será uma das mais importantes graduações da Universidade”, ressaltou Firmino.

Presidente do Diretório Acadêmico do curso, o estudante Mateus Dutra enfatizou que a Medicina Veterinária contribui não apenas para a Universidade, bem como para a cidade e a região. “A entrega do imóvel é um marco para a UFJF. Nós estamos muito felizes. É uma vitória e esperamos conquistar a cada dia mais coisas para consolidação do curso, que tem muito a somar para a região.”

UFJF aluga imóvel para instalação de clínicas e laboratórios da Medicina Veterinária

Outras informações: (32) 2102-6851 (Bacharelado em Medicina Veterinária)

(32) 2102-3712 (Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão)