Dando continuidade às atividades, o público infantil será chamado a identificar as espécies de plantas e animais existentes no jardim do Museu- Foto Aline Santana

Entre as atividades, o público infantil será chamado a identificar as espécies de plantas e animais existentes no jardim do museu (Foto: Aline Santana)

Crianças entre 5 e 8 anos são o público-alvo do projeto “Encontros no Jardim”, que será realizado sábado, dia 30, das 9h às 12h, no parque do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora. A iniciativa integra o programa de extensão “As práticas de educação patrimonial para o fortalecimento da democratização cultural, do exercício da cidadania e da preservação da memória no Museu Mariano Procópio”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação é gratuita e limitada a 30 participantes, sendo necessária inscrição prévia.

“O projeto surgiu, inicialmente, pela iniciativa da professora do Departamento de Turismo da UFJF, Luciana Bittencourt. Ela propôs que fossem realizadas atividades voltadas para o público infanto-juvenil, visando tratar temas ligados a sustentabilidade e a ecologia, aproveitando o espaço do Parque do Museu para atividades de educação ambiental”, explica a coordenadora Monalisa Alves.

A iniciativa tem, como objetivo, propiciar a difusão do conhecimento e a sensibilização do público infantil acerca de temas que envolvam o meio ambiente e a cidadania, promovendo a construção de pensamentos e atitudes proativas em torno de ações sustentáveis. “Para isso, é utilizado o contexto ecológico do Jardim Histórico do Museu, uma vez que este espaço representa uma das mais significativas áreas verdes de Juiz de Fora e é comumente utilizado por seus moradores como referência para o contato entre o homem e a natureza”, acrescenta Monalisa.

A primeira edição do “Encontros no Jardim” ocorreu em 26 de agosto, sendo que as ações estão sendo realizadas sempre no último sábado de cada mês. A proposta inicial é estendê-lo até dezembro deste ano. Segundo a coordenadora, as atividades programadas para esta ação pretendem despertar no público infantil valores e ideias sobre conservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras “apresentando, de forma lúdica, alternativas para os dilemas ambientais que perpassam o dia a dia, estimulando a modificação de atitudes e a formação de hábitos sustentáveis”.

Parceria

Para a realização do evento, foi estabelecida uma parceria entre o programa de extensão ao qual está filiado e a Fundação Mariano Procópio. “Uma das ênfases de formação do curso de Turismo da UFJF é o patrimônio – tanto natural, quanto cultural – e o Museu abrange tanto a parte histórica-cultural quanto a do jardim histórico, que é uma área de preservação. Além disso, a parceria resulta de uma ‘dívida’ que temos, enquanto curso de Turismo, com um dos maiores patrimônios e atrativos turísticos de Juiz de Fora. O projeto almeja contribuir, devolvendo à sociedade o investimento que é feito na Universidade, na capacitação de pessoas”, argumenta Monalisa.

“A expectativa é de que possamos, em decorrência da parceria com o Museu, ajudar a gerar na população, especialmente nas crianças, uma relação positiva com o ambiente natural, além de formar nossos alunos também na prática e trazer essa discussão sobre o Museu que, muitas vezes, é associada somente à parte cultural. O Museu possui, além de toda cultura, também uma questão ambiental muito significativa – não comum a todos os museus.”

Programação

A segunda edição do projeto “Encontros no Jardim” terá a biodiversidade como tema. As crianças serão recepcionadas com brincadeiras diversas, como cordas, frescobol, elástico. Após este primeiro momento, haverá a integração entre as crianças, por meio de canções infantis popularmente conhecidas, acompanhadas por violão. Na sequência, ocorrerá o momento de sensibilização, com contação de histórias que trarão a temática ambiental. Logo depois, as crianças participarão da primeira oficina do dia, pela qual produzirão um brinquedo a partir de material reciclável.

Dando continuidade às atividades, o público infantil será chamado a identificar as espécies de plantas e animais existentes no jardim do Museu, por meio de visita guiada, voltada para a flora e a fauna do Parque Mariano Procópio. Para finalizar, ocorrerá a segunda oficina, a partir da qual será construído um “bichonário” (dicionário de bichos).

As inscrições poderão ser realizadas, em horário comercial, pelo telefone (32) 3690-2027.