JF Vôlei e Minas (Foto: Monica Cury)

O JF Vôlei venceu por 3 sets a 2 (Foto: Monica Cury)

O último jogo da fase classificatória do Campeonato Mineiro não poderia ser menos emocionante. Com sets disputadíssimos, o JF Vôlei jogou em casa e venceu, na noite de quarta-feira, dia 27, o Minas Tênis Clube por 3×2 (25×21, 22×25, 25×21, 23×25 e 15×08). O time do técnico Henrique Furtado entrou em quadra com a mesma formação da partida anterior. Do outro lado, Nery Tambeiro fez algumas trocas na sua equipe. O primeiro set foi uma pequena mostra do que seria a partida. Os dois times brigando por cada bola e com um volume de jogo muito intenso. Nenhuma das equipes conseguiu abrir grande vantagem no placar, e os dois técnicos pediam tempo quando o adversário conseguia se distanciar apenas dois pontos. O oposto juiz-forano Emerson se destacou com um saque muito forte e ataques precisos.

No segundo set o time da casa teve muitos erros no saque, o que facilitou o jogo do adversário. O Minas conseguia se manter à frente do placar, mas o JF Vôlei não permitia  que ele se distanciasse. Quando o set se aproximava do fim, Henrique Furtado colocou Adami e Rafael. O time da Zona da Mata encostou e fez 22×23 mas, novamente, com um erro de saque, deu o set point para os visitantes, que fecharam em 22×25.

O Minas começou o terceiro set sacando com agressividade e chegando forte no bloqueio. Mas a boa recepção do JF Vôlei e a ótima distribuição de jogo do levantador Felipe ajudavam a equipe a não permitir com que o time de Belo Horizonte se distanciasse no placar. Leozinho passou a explorar o bloqueio adversário com muita inteligência e levou o JF Vôlei a abrir 21×16. Foi exatamente assim que ele fechou o set fazendo 25×21.

Mas o time da casa não voltou com a mesma precisão para o quarto set. O Minas entrou com mais garra, vibrando a cada ponto, e conseguiu impor o seu jogo. O JF Vôlei lutou muito, mas em nenhum momento ficou à frente. Acabou perdendo por 23×25.

O quinto e último set iria decidir o vitorioso dessa emocionante partida. Com o apoio da torcida, que passou a comemorar cada ponto, os donos da casa foram precisos no saque e dificultaram muito o jogo do Minas. Leozinho continuava fazendo uma partida excelente e vibrou muito quando seu time fez 7×2. Com muita vontade, brigando por todas as bolas, o JF Vôlei foi muito superior no set decisivo e fechou em 15×8.

Enxergando uma melhora no rendimento da sua equipe, o técnico Henrique Furtado destacou o bom trabalho de todos os jogadores. “Deu para ver uma evolução técnica, uma constância em todos os fundamentos, uma melhora na tomada de decisões e um baixo índice de erros. Independente do adversário, é importante encontrar uma forma de se jogar e nós estamos nesse caminho.”

O ponteiro Leozinho, vencedor do Troféu Super Notícia, eleito o melhor da partida pelos espectadores que votaram no site da Federação Mineira de Vôlei, valorizou o feito do seu time: “Eu estava querendo muito essa vitória, me preparei bem para este jogo, e tentei dar o meu máximo”. Em relação ao entrosamento da equipe, ele disse que o time ainda pode evoluir bastante, e ressaltou a vontade de todos.

O Minas, com 6 pontos no campeonato, termina a fase classificatória em terceiro lugar e enfrenta o Montes Claros na semifinal. O time de Juiz de Fora vai encarar o atual campeão Sada Cruzeiro.

Outras informações: JF Vôlei