Professor de Química na educação básica em São Paulo há mais de 35 anos, Nelson Orlando Beltran reuniu seis histórias de sua trajetória profissional no livro “Histórias de um professor feliz”. No dia 28 de setembro, ele participará do evento “Conversas com um professor feliz”, às 12h30, no Anfiteatro Christiano Degwert, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A roda de conversa é aberta a toda comunidade e especialmente direcionada aos alunos da graduação e da pós-graduação e aos professores do Ensino Fundamental e Médio. Além da coletânea de relatos pessoais, Nelson Beltran já participou da organização de livros didáticos de Química, utilizados por escolas de todo o país.

O convite foi feito a partir do interesse dos alunos da Licenciatura em Química na UFJF. “Ao fazerem disciplinas com a professora Ivoni de Freitas Reis – que utiliza o livro ‘Histórias de um professor feliz’ – os alunos sentiram-se encantados com a maneira que o professor Nelson trabalha”, explica a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Química da UFJF, Sandra Franco Patrocínio, um das organizadoras do evento.

Beltran estará presente também na VI Jornadas de História da Ciência e Ensino, que tem início no dia 28 e se estende até o dia 30. “O professor Nelson Beltran valoriza sobremaneira a educação básica e acredita que os bons profissionais devem se dedicar a esse nível de ensino, pois é o momento em que o aluno está se formando, logo precisa estar amparado por excelentes profissionais. Durante o bate-papo, ele irá mostrar como podemos fazer da atividade docente um momento de enriquecimento profissional e pessoal”, destaca Sandra. A participação é gratuita e haverá emissão de certificados para os participantes.  

Outras informações: sandraquimica3@yahoo.com.br