"Permitir que outros técnicos administrativos tenham satisfação e saúde no trabalho é um desafio que me motiva", considera Renata Faria (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Permitir que outros técnicos administrativos tenham satisfação e saúde no trabalho é um desafio que me motiva”, considera Renata Faria (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O banner “Organização do trabalho no processo de vigilância da relação trabalho e saúde em uma universidade pública”, referente aos resultados da tese de doutorado “O sentido da relação trabalho e saúde para os assistentes em administração da Universidade Federal de Juiz de Fora”, defendida no dia 10 de agosto pela Coordenadora de Saúde, Segurança e Bem Estar da UFJF, Renata Mercês Oliveira de Faria, foi premiado na 37ª edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). O trabalho pode ser acessado neste link.

O evento foi realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, na Universidade Federal de Goiás (UFG), e é considerado referência nacional para os gestores de pessoas nas instituições federais de ensino superior (Ifes). A pesquisa, apresentada no Programa de Pós-graduação em Saúde (PPGS), baseia-se na preocupação com a relação entre trabalho e saúde dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade.

Para a pró-reitora de Gestão da UFJF, Kátia Maria Castro, que esteve presente no Encontro, o ENDP é importante pois permite a troca de experiências entre gestores das Ifes e o aprendizado com palestrantes que transmitem os conhecimentos adquiridos em pesquisas desenvolvidas em todo Brasil. “O fato de a pesquisa de uma servidora da UFJF ser premiada em um encontro que é referência nacional para os gestores de recursos humanos é motivo de orgulho para todos nós. É bom saber que o trabalho que temos desenvolvido na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas é reconhecido e apreciado por avaliadores externos, o que deixa a UFJF representada e sendo referência no cenário nacional.”

Para desenvolver a pesquisa, que teve como orientadora e co-orientadora as professoras Isabel Cristina Gonçalves Leite e Girlene Alves Silva, a pesquisadora ouviu relatos de servidores da Universidade que contaram sobre as suas situações cotidianas e como tais situações afetam a saúde deles.

Renata acredita que o reconhecimento de sua pesquisa no ENDP abre espaço para parcerias a serem desenvolvidas entre a UFJF e outras instituições federais de ensino para promover o aprimoramento da qualidade do trabalho e saúde dos servidores. Ela argumenta que sua ligação com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e com a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem Estar da UFJF foi ponto importante para a pesquisa e relata que a satisfação pessoal em seu ambiente de trabalho motivou os estudos. “Me sentir bem no ambiente de trabalho e permitir que outros técnicos administrativos também tenham satisfação e saúde no trabalho é um desafio que me motiva todos os dias ao trabalhar aqui”.

A premiação baseou-se nos seguintes critérios: relevância da temática; possibilidade de aplicação em outras Ifes; e organização da apresentação.

O encontro

O ENDP é realizado anualmente e promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), sob a organização e coordenação local de uma instituição federal de ensino superior a cada edição. É considerado o principal evento da área de recursos humanos das Ifes.

A 37ª edição do encontro teve como objetivos contribuir para o avanço da área de recursos humanos das Ifes; incentivar a troca de experiências; promover a discussão de temáticas que subsidiem novos projetos e ampliem a capacidade contributiva dos participantes no exercício de suas atividades profissionais; promover a divulgação da produção técnica dos servidores das Ifes; e promover o intercâmbio de ideias entre os participantes do evento.

Outras informações: (32) 2102-3930 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas