Workshop fez parte da programação de pré-congresso do X Simpósio de Endocrinologia e Metabologia da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

Workshop fez parte da programação de pré-congresso do X Simpósio de Endocrinologia e Metabologia da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

O workshop “Obesidade: Inovação no Tratamento” foi um dos cursos pré-congresso do X Simpósio de Endocrinologia e Metabologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizados nesta sexta-feira, 22. Médicas especialistas na temática falaram sobre diversos assuntos, como uso de drogas anti-obesidade e diretrizes em Nutrição.

A nutróloga e endocrinologista Raquel Coelho ministrou uma palestra sobre o uso de farmacológicos contra a obesidade. Segundo a médica, atualmente, quatro medicamentos podem ser utilizados no Brasil para o tratamento do problema: Sibutramina, Orlistat, Liraglutida (na dose de 3 miligramas) e Lorcaserina. Os medicamentos para o emagrecimento podem ser indicados de acordo com o diagnóstico feito pelo médico.

“A obesidade pode ser diagnosticada através do Índice de Massa Corpórea (IMC). É um cálculo fácil de ser feito, precisa só da altura e do peso do paciente. Quando esse número é superior a 30 ou quando é a partir de 25, mas com alguma doença associada — como diabetes, hipertensão, colesterol alto –, há indicação para tratamento farmacológico”, explica Raquel.

A palestrante ressalta que o tratamento medicamentoso deve ser acompanhado por um médico. “É o profissional habilitado a prescrever e acompanhar, porque qualquer tratamento farmacológico vai ter benefício e eles podem estar associados a eventos adversos. Então, os médicos têm que monitorar isso, orientar o paciente a utilizar corretamente, avaliar toda a evolução.”

A palestrante Christianne Leal frisou a importância da Diretriz Brasileira de Obesidade (Foto: Twin Alvarenga)

A palestrante Christianne Leal frisou a importância da Diretriz Brasileira de Obesidade (Foto: Twin Alvarenga)

Outra palestra do workshop pré-congresso foi ministrada pela endocrinologista Christianne Leal. A profissional falou sobre a Diretriz Brasileira de Obesidade, um documento responsável por orientar os médicos no diagnóstico da mesma, composto pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

“São abordados os fatores responsáveis por obesidade: fatores genéticos, ambientais. Por exemplo, cessar o tabagismo e qual a relação disso com a obesidade. Abora também o tratamento, não só o farmacológico, como o psicológico, também.  A Diretriz dá um norte para nós de como a podemos fazer o diagnóstico em consultório, como abordar a história clínica do paciente”, relata Christianne.

As atividades do X Simpósio de Endocrinologia e Metabologia seguem até este sábado, 22, no Constantino Hotel. O endereço é Rua Santo Antônio, 765 – Centro de Juiz de Fora.

Outras informações:
Endocrinologia UFJF