Chapa "O amanhã será nosso" passa a representar os estudantes da UFJF (Foto: Ana Paula Vieira Guerra)

Chapa “O amanhã será nosso” passa a representar os estudantes da UFJF (Foto: Ana Paula Vieira Guerra)

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem novos representantes. A chapa “O Amanhã Será Nosso” foi a escolhida nas eleições realizadas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares nos dias 19 e 20. A chapa “Todas as vozes” foi derrotada por 35 votos de diferença, num total de 3087 votos válidos. Veja a apuração.

Segundo uma das coordenadoras, a aluna de Jornalismo Mylena Melo, “O Amanhã Será Nosso” é composto por estudantes organizados politicamente e independentes, de todos os institutos da UFJF. Os representantes já atuavam no movimento estudantil, nos centros, diretórios acadêmicos e outras instâncias. “Dividimos parte dos membros da chapa em coordenações específicas para dar conta de cada eixo da universidade”, explica ela sobre o modelo de gestão a ser empregado no DCE.

Ainda de acordo com Mylena, a principal necessidade de mudança proposta pela nova administração é a “construção de um DCE realmente de luta, que não se deixe levar por conciliações com a reitoria ou o governo”. A chapa fez oposição à gestão anterior, Marco Zero, comandada por Arthur Avelar.

“Vivemos um momento da história em que é mais do que necessário utilizarmos nossas ferramentas de luta para construir a sociedade e a educação que queremos e lutar contra os impactos da crise internacional do capital que vivemos. Nesse contexto, é histórico para a esquerda, após muitas gestões conciliadoras a frente do DCE da UFJF, conseguir essa vitória”, diz a nova coordenadora.

O ex-presidente do DCE, Arthur Avellar, aponta que a criação de um estatuto que oficializa as práticas do Diretório é um marco de sua gestão e que agora passa a vez para “O Amanhã será nosso”. “Esperamos que o DCE continue ativo, busque integração com os centros e diretórios acadêmicos, participe de todos os processos decisivos para a comunidade estudantil”.

O resultado das eleições será homologado na próxima reunião do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada) na quarta-feira, dia 27, às 19h, no Anfiteatro das Pró-Reitorias da UFJF. A troca de gestão será no dia 29, às 18h, no mesmo local.