mestrado matemática

Rômulo Machado Garcia defendeu a dissertação “O uso do Princípio Fundamental da Contagem e estratégias para abordar e desenvolver a Análise Combinatória”, no dia 8 de agosto, na UFJF (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A utilização do Princípio Fundamental da Contagem e o desenvolvimento de outras estratégias para o ensino de análise combinatória e probabilidade foram os principais objetivos da dissertação de mestrado desenvolvida pelo acadêmico Rômulo Machado Garcia. A pesquisa foi apresentada no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT,  da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A análise combinatória facilita os processos de contagem dentro do estudo da matemática. No entanto, segundo o pesquisador, é um assunto que provoca dificuldades para os alunos do terceiro ano do ensino médio, principalmente para aqueles que estão na fase preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa perspectiva, Rômulo relata que a angulação do estudo foi no sentido de simplificar os processos de assimilação da análise combinatória por meio do raciocínio: “Eu propus uma estratégia para resolver diversos problemas, trabalhando este assunto sem que o aluno ficasse preso ao uso de fórmulas, priorizando o raciocínio para resolver uma questão.”

Neste contexto, o professor de matemática ressalta que esse método de ensino mantém os alunos estimulados pelo conteúdo, porque eles passam a vivenciar e a entender o problema, além da memorização de fórmulas. Além disso, o acadêmico afirma que a dissertação defendida pode ser usada como ferramenta de pesquisa para outros professores na educação básica.

O professor orientador do estudo, Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos, indica que o projeto apresentado representa um material de referência para o ensino de Análise Combinatória. O docente destaca a importância da pesquisa para o meio acadêmico: “O PROFMAT tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para a docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática. Este Programa tem a importante contribuição de trazer para a UFJF o estudo colaborativo entre professores do departamento de Matemática e professores da rede básica de ensino em torno de temas de Matemática da Educação Básica.”

Contatos:
Rômulo Machado Garcia (mestrando)
machadogarcia@gmail.com

Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos (orientador – UFJF)
sergio.guilherme@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Rogério Casagrande (UFJF)
Prof. Dr. Mateus Balbino Guimarães (IF Sudeste-MG)

Outras informações: (32) 2102 – 3339 – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFJF)

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