Estudar como o escritor Monteiro Lobato tratou da problemática racial e eugênica no decorrer de sua longa carreira literária, a partir das mudanças de entendimentos do autor sobre esses dois termos durante os anos. Esse foi o objetivo da tese “Raça e Eugenia na Obra de Monteiro Lobato”, defendida por José Wellington de Souza, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSO).

O acadêmico explica que raça e eugenia foram temas de grande repercussão em todo o mundo ocidental entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Essas práticas estiveram presentes em países, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha, repercutindo no Brasil na mesma época. A intensa propagação desses conceitos refletiu em diversas obras desse período.

A partir de uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e documentos antigos, Souza constatou uma grande variabilidade no pensamento racial e eugênico de Lobato, assim como em outros intelectuais brasileiros ao longo das três primeiras décadas do século XX. “É importante perceber a pluralidade das teorias racialistas e eugenistas no período estudado e os níveis distintos de influências desses termos sobre períodos diversos da obra de cada autor”, afirma.

De acordo com o acadêmico, o doutorado foi uma oportunidade para aprofundar os estudos na obra de Monteiro Lobato, uma vez que já havia pesquisado o autor em sua tese sobre Catolicismo Rural, no mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPGCIR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“Encontrei nos contos de Monteiro Lobato, principalmente nos contos de Urupês e Cidades Mortas, uma descrição do homem rural pobre que me pareceram muito fidedignas. Minha intenção inicial era estudar as representações de Lobato sobre o homem pobre da roça”, declara o pesquisador, que transformou os resultados obtidos no mestrado em livro, intitulado “Camaradas e santos: notas sobre catolicismo popular e suas representações simbólicas” ( Editora Appris, 2017).

Para o orientador do trabalho, professor Dmitri Cerboncini Fernandes, a tese é inovadora ao apresentar uma visão ampla e rica da obra de Monteiro Lobato, a partir de uma ótica sociológica. “É uma análise aprofundada, a partir da sociologia, da presença de elementos racistas na obra de Monteiro Lobato, que devem ser relativizados ao contexto da época, em que outras esferas, como a ciência,  incidiram na obra literária de diversos autores. Foi uma reconstituição histórica do autor, que mudou suas posições políticas ao longo de sua bibliografia.”

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Dmitri Cerboncini Fernandes (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Robert Daibert Jr. (UFJF)
Prof. Dr. Fernando Perlatto Bom Jardim (UFJF)
Profa. Dra. Marcia Cristina Consolim (Unifesp)
Prof. Dr. Luiz Carlos Jackson (USP)

Outras informações:   (32) 2102 – 3113 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais