cover facebook pism 2018

Uma das formas que o candidato à vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) tem para acompanhar o desempenho de suas notas e identificar se o curso de seu interesse teve alta ou queda na pontuação mínima para aprovação é estar por dentro da média histórica do curso. Para isso, reunimos dados relativos às últimas cinco edições do Programa, considerando a nota mínima da primeira chamada da seleção.

O Pism divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, que são aplicados ao final do ano letivo, de acordo com a etapa de aprendizagem a qual o aluno esteja cursando. Para se candidatar à vaga na UFJF pelo programa, é preciso participar de todos os módulos e não repetir nenhum ano do ensino médio. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, conforme o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos.

A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos. A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido pelo candidato. A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos.

Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

Histórico de cursos com elevação e queda da nota mínima de corte

O curso de Educação Física (Grupo C – ampla concorrência) é um caso de elevação do ponto de corte. De 2013 para 2017, a pontuação saltou de 398,6 para 437,1. Outro exemplo de ascendência de nota é o curso de Enfermagem (Grupo C) que, em 2013, contava com a mínima de 318,7 e, em 2017, passou para 506 pontos.

Nesse período de cinco anos, a nota mínima para Direito Noturno (Grupo C) teve queda de 201,6 pontos. Engenharia Civil Diurno (Grupo C) também registrou decaída, sendo necessários 875,7 para aprovação em 2013, e 780,6 em 2017.

Em Governador Valadares, o curso de Direito Diurno também registrou queda nos grupos B (candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa da família, que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública) e E (candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, independentemente de renda ou autodeclaração). De 2013 para 2017, em Direito Diurno GV (Grupo B) a nota caiu de 522,8 para 493,1; no Grupo E, a queda foi de 663 para 604,8. Já no Grupo C, a nota aumentou de 587,4 para 650,9 de 2013 para 2017.

Notas mais altas e mais baixas da última edição

Na última edição do Pism em 2017, Medicina (Grupo C) se confirmou como o curso de maior nota de corte em ambos os campi. Em Juiz de Fora, o candidato precisava de, no mínimo, 1.005 pontos e, em Governador Valadares, de 945,8. O curso de Engenharia com Habilitação em Robótica e Automação Industrial ficou com a segunda maior nota. O candidato que optou pelo Grupo C precisou fazer, no mínimo, 942 para ser aprovado no campus de Juiz de Fora.

Entre os que tiveram menor exigência de nota para o campus de Juiz de Fora ficaram os cursos de Nutrição do Grupo A (renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar, ensino médio em escola pública e autodeclaração de ser preto, pardo ou indígena), com a mínima de 177,4 para aprovação. Os candidatos também ao Grupo A para o curso de Ciências Exatas precisaram de 193,6 para serem aprovados.

Em Governador Valadares, os cursos com menor exigência foram Nutrição (Grupo C), com 274,2, e Odontologia do Grupo D (ensino médio em escola pública e autodeclarados preto, pardo ou indígena), com 228,9.

Confira as tabelas completas

Pontos de corte máximo e mínimo 2013

Pontos de corte máximo e mínimo 2014

Pontos de corte máximo e mínimo 2015

Pontos de corte máximo e mínimo 2016

Pontos de corte máximo e mínimo 2017

Confira o Especial Pism 2018

Outras informações: (32) 2012-3738 – Coordenação Gerais de Processos Seletivos

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.