Realizado pelo Centro de Pesquisas Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o quarto ciclo de mesas-redondas sobre Gênero e Sexualidade vai debater o tema Mulheres na Ciência no dia 22 de setembro, sexta feira, às 17h, no anfiteatro 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo link ou na hora do evento.

O ciclo foi dividido em duas partes, a primeira, que está acontecendo neste ano, aborda a questão de gênero e sociedade, promovendo a troca de conhecimentos e a divulgação de um tema cada vez mais presente nos locais de debate, principalmente na academia. Para esta edição, foram convidadas para compor a mesa a deputada Margarida Salomão e as pesquisadoras Maria Carlotto, da Universidade Federal do ABC e Marina Nucci, pós-doutoranda na Casa de Oswaldo Cruz (COC/ Fiocruz).

Deputada Federal e professora da UFJF, Margarida Salomão reflete que “diante desse governo que ataca o nosso sistema universitário e o desenvolvimento da ciência e tecnologia, cortando recursos para as pesquisas, acredito que corremos o risco de grandes retrocessos. Uma geração de pesquisadores e pesquisadoras está ameaçada assim como a ciência nacional”. Margarida é presidente da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais.

Maria Carlotto que atua nas áreas de Sociologia do Conhecimento e Economia Política Internacional, com ênfase na relação entre estrutura social e processos de circulação internacional de saberes de Estado, estuda o papel que a ciência e a tecnologia desempenham no capitalismo contemporâneo. Com seu estudo relacionado às políticas de ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, investiga o perfil social dos agentes envolvidos na sua elaboração e implementação. Segundo ela, “a entrada das mulheres no ensino superior em cursos tradicionalmente masculinos abre espaço para o debate sobre a condição da mulher na área da pesquisa científica”.

Compondo a mesa, a pesquisadora Marina Nucci realiza pesquisas na área de gênero e ciência. Já no mestrado, analisou, a partir da perspectiva dos estudos sociais da ciência, pesquisas da área biomédica que buscavam por diferenças cerebrais entre homens e mulheres. No doutorado, investigou a relação entre feminismo e ciência.

A ideia do projeto é ampliar o debate de gênero para além dos muros da Universidade e transmitir o conhecimento científico, prático e informações gerais, fazendo o intercâmbio entre academia e sociedade.

Outras informações:

(32) 21023104 | (32) 2102 3154 | cpsociaisufjf@gmail.com