Alunos e alunas participaram de oficina de ioga ministrada pela professora Larissa Allegrini (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início nesta terça-feira, 19, à 1ª Semana da Saúde Mental, sediada na Faculdade de Engenharia. O evento começou às 11h, com apresentações musicais de estudantes da Universidade. Às 12h, foi realizado uma oficina de ioga, com a professora Larissa Allegrini, e, em seguida, às 13h, a roda de conversa com as psicólogas Françoise Jan Sommer Bourneuf e Patrícia de Sá Almeida Tavella do Núcleo de Atenção Psicossocial da Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF.

A roda de conversa contou, além das psicólogas, com a participação de alunos da UFJF que, durante duas horas, conversaram, debateram e compartilharam sentimentos com os colegas. Para início das atividades, os participantes apresentaram-se e relataram o motivo que os trouxeram até ali. Em seguida, foram compartilhadas experiências que podem influenciar de forma prejudicial na saúde mental dos participantes e conturbar a vida social e acadêmica de cada um.

A psicóloga Patrícia Almeida destacou que eventos como a roda de conversa são momentos de fala e de dar legitimidade à voz dos estudantes. “É importante como crescimento profissional e como pessoa. Foi um aprendizado para mim e, acho, que para todos da roda”, avaliou.

A acadêmica Mariane Martins, aluna do curso de Engenharia Elétrica, participou da atividade e afirmou que ficou satisfeita. “Gosto muito de aprender sobre melhoria pessoal e auto desenvolvimento. Soube o evento, achei interessante conferir e foi melhor do que eu imaginava.”

Para a presidente da atual gestão do Diretório Acadêmico da Engenharia, Vanessa Duarte, a 1ª Semana da Saúde Mental é resultado de vivências compartilhadas nos entornos da faculdade, comuns em muitos estudantes. “Ouço, principalmente na engenharia, reclamações relacionadas à saúde mental. Muitas pessoas relatam estresse, ansiedade, problemas que afetam a saúde e que precisam até recorrer a remédios para conseguir ir à faculdade. É importante também desmistificar a relação de saúde mental com o acompanhamento médico e uso remédio controlado. Não são só casos assim que vemos no nosso cotidiano. Há pessoas que sofrem e não fazem uso de medicamentos, por isso precisamos começar a falar sobre o assunto e oferecer ajuda. Mais importante que falar é trazer soluções. É isso que a gente espera aqui.”

O evento continua nesta quarta-feira, 20, às 11h, com apresentações musicais de estudantes da Universidade. Às 12h, a professora Larissa Allegrini ministra oficina de ioga. Às 13h, o psicólogo Getúlio Coelho de Medeiros, da Pró-reitoria de Apoio Estudantil participa da roda de conversa. Aos interessados que não conseguirem participar durante o dia, o evento repete a programação à noite, de 17h às 20h.

Outras informações: sae.daeng@engenharia.ufjf.br e 1ª Semana da Saúde Mental.

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.