Com o objetivo de abordar as oportunidades que o mercado de tradução oferece, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fale-UFJF) promove o III Seminário de Tradução: Formação e Mercado Profissional entre os dias 27 e 29 de setembro. As inscrições para o evento podem ser feitas online até o dia 25. A taxa de inscrição é R$ 20 e os participantes obterão certificado.

“Queremos mostrar as diferentes facetas do trabalho de tradutor, que envolve a tradução editorial, audiovisual e a interpretação, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático. Além disso, os participantes poderão ver as relações que a tradução possui com o campo da linguística, das artes e da literatura”, adianta a professora do Bacharelado em Tradução, Carolina Alves Magaldi. O evento reunirá pesquisadores de universidades de todo o país, bem como tradutores atuantes no mercado e é voltado para os graduandos da Licenciatura e do Bacharelado em Letras, professores e profissionais da área. A organização é realizada pela coordenadora do curso de Letras-Bacharelado em Tradução, Sandra de Almeida.

Magaldi conta que a Fale-UFJF tem coletado informações sobre o perfil profissional de seus egressos, e entre eles há muitos que trabalham com tradução de games, livros, filmes, tendo alunos que ainda cursam a graduação e já supervisionam a tradução de publicações. “Quando vamos ao cinema ou lemos um livro, estamos em contato com o trabalho de um tradutor. É uma área que está presente no cotidiano de todos e desperta muita curiosidade nas pessoas que têm interesse em saber como funciona o processo, por isso, estudantes de outros cursos podem participar também”.

Oficinas de dublagem, conferências sobre a situação do mercado profissional e mesas-redondas fazem parte da programação do Seminário, organizado coletivamente pelas habilitações da Faculdade de Letras.

Outras informações: (32) 2102-3150 Faculdade de Letras (Fale) ou III Seminário de Tradução: Formação e Mercado Profissional

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.