fomacckgnojgblaeO Programa de Pós-graduação em Letras – Estudos Literários promove nos dias 19, 20 e 21 a exposição “O corpo capital”. A mostra conta com trabalhos de doutorandos em Letras, desenvolvidos na disciplina Teorias Críticas da Contemporaneidade, ministrada pela professora Silvina Liliana Carrizo. Os formatos de apresentação são diversos, como poesia, colagem, cadernos de escritores, fotografias e vídeos em várias plataformas. A mostra tem curadoria de Julia Luiza Bento Pereira, Lucas Mendes Ferreira e Silvina Carrizo.

A proposta multidisciplinar é uma intervenção e nasceu a partir de discussões tidas ao longo da disciplina. A construção da exposição se deu com foco nos diários de aula, que eram reflexões feitas pelos alunos sobre os conteúdos vistos. A proposta de que esses diários se transformassem no trabalho final veio da professora: “a exposição é muito instigante para mim como professora, porque minhas aulas são muito teóricas”, explica Silvina. Vão ser expostos trabalhos individuais e quatro trabalhos de grupos.

Para além dos diários de aula, o trabalho coletivo foi inspirado fundamentalmente por uma carga teórica, sendo a base do curso a leitura de O Capital, de Karl Marx. As aulas  pretendiam discutir problemas em torno dos conceitos de natureza, coisas e corpos, articulando a obra com a contemporaneidade e a comemoração de 100 anos da Revolução Russa. Além disso, foram convidados professores para contribuir com as discussões do grupo, além da exibição de filmes relacionados, que contribuíram para o aprofundamento da temática.

A exposição pode ser visitada na entrada do auditório da Faculdade de Letras e na sala de defesas no mesmo prédio. No dia 19, a partir de 15h e dias 20 e 21 das 9h às 20h.

Conferência

A abertura a exposição vai contar com uma conferência às 19h, ministrada pela professora da Université Sorbonne Paris Cité, na França, Véronique Bonnet. O evento tem como tema a escritora Maryse Condé e a travessia literária dos mundos negros, na segunda metade do século XX e século XXI. A palestra vai ser ministrada em francês e terá interpretação consecutiva pela professora Enilce do Carmo Rocha, no auditório da Faculdade de Letras.

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-graduação em Letras

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.