Estudantes e professores da comunidade acadêmica do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Governador Valadares (UFJF-GV), se reuniram, nesta sexta (15), para a recepção aos calouros do segundo semestre de 2017. O encontro reuniu cerca de 260 calouros, e contou com a presença do reitor Marcus David, pró-reitores e a equipe gestora de GV. Durante a recepção, a coordenadora de gestão do Diretório Central dos Estudantes, Larissa Duarte, lançou a 7ª edição da Gincana Solidária da UFJF-GV.

Marcus David saudou os novos estudantes e ressaltou a importância de viver com intensidade e responsabilidade a etapa da graduação que se inicia. “Vocês vão estudar muito, aprender bastante, se esforçar e vencer muitos desafios, mas, sobretudo, vão fazer amigos que, com sorte, vão levar para a vida toda”, comentou o reitor, que relembrou, também, as amizades feitas em sua graduação.

David salientou as diversas oportunidades que a UFJF oferece aos alunos, e destacou a importância do trabalho realizado por todo o corpo docente e servidores técnico-administrativos: “graças ao trabalho de todas essas pessoas, temos muitas conquistas na UFJF. Neste mês, os dois primeiros cursos de GV avaliados no Enade obtiveram nota máxima, o que representa um reflexo do esforço e da nossa qualidade”, citou, destacando as notas 5 recebidas pelos cursos de Nutrição e Farmácia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

A fim de favorecer a integração e esclarecer as oportunidades acadêmicas aos calouros, a gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, pontuou as atividades realizadas pelos setores do campus avançado. “Vocês terão muitas opções para aprender ainda mais na UFJF-GV, seja com os projetos de Treinamento Profissional, Iniciação Científica, além das Ligas Acadêmicas da graduação”. Sibele apresentou, ainda, as bibliotecas universitárias e a relação de livros disponíveis em cada unidade de acordo com a área.

“Nessa nova fase da vida de vocês, é preciso estabelecer prioridades, dar importância ao estudo diário, estabelecer uma parceria com os colegas e com o corpo docente da Universidade. Além do mais, é a hora de fazer amigos e se divertir”, comentou Sibele. Na ocasião, ela orientou, ainda, sobre os apoios disponibilizados pela Instituição: “caso qualquer estudante sinta necessidade, a UFJF oferece assistências como apoio psicológico e pedagógico a todas e todos”.

A recepção aos calouros contou ainda com a presença da pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Cardoso; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Souza Freitas, os respectivos diretores do Instituto de Ciências da Vida e de Ciências Sociais Aplicadas, Ângelo Denadai e Denis Perdigão, e o técnico-administrativo em Educação, Leonardo Alexandrino.