Kim Ribeiro (Foto: Divulgação)

Flautista Kim Ribeiro (Foto: Divulgação)

Munido do primeiro CD relativo ao projeto “Diverso Universo”, o grupo de jazz liderado por Kim Ribeiro leva ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta sexta-feira, dia 15, às 19h30, uma sonoridade inovadora, que encontra eco na diversidade que vai da música erudita ocidental ao choro, passando pelo barroco. A apresentação acontece com entrada franca, a convite do Musicammam, tradicional programação da casa que homenageia o poeta juiz-forano Murilo Mendes.

Os músicos Kim Ribeiro (flautas), Valéria Mendonça (piano), Berval Moraes (contrabaixo) e Roberto Rutigliano (bateria) se reúnem para mergulhar em um repertório que abrange composições próprias e ousa seu voo maior ao enveredar por verdadeiros monstros sagrados da música clássica e popular, como George Gershwin, Georg Friedrich Häendel, Amadeus Mozart, Frédéric Chopin, Ernesto Nazareth, Jacques Ibert, Heitor Villa-Lobos e Trevor Smith.

A proposta do grupo já flertou com o público mineiro e de outros estados e chega ao anfiteatro do Mamm para o concerto de lançamento do CD, garantindo uma noite destinada a facilitar o aprofundamento na arte da música de uma forma espontânea e sedutora. “A ideia é apresentar cada compositor e sua obra de forma didática, embora natural, a partir de um rápido texto que situe a plateia no tempo e no espaço das criações”, explica o flautista.

Viagem inusitada

O CD “Diverso Universo”, que abrange todo o repertório da apresentação desta sexta-feira, traz a música “Traça coco”, de Kim Ribeiro; e as composições “Allegro non troppo da Sonatina Em”, de Trevor Smith; “I got rhythm”, de Gershwin; “O burrinho branco”, de Ibert;  “Prelúdio nº 4 das Bachianas Brasileiras”, de Villa-Lobos; “Escorregando”, de Ernesto Nazareth,  e “Prelúdio Op. 28 nº 15 para piano”, de Chopin. 

Também estão no CD “Allegretto (1º mov.) Sonatina nº 6 para Piano” de Mozart; “Largo (1º mov.) Sonata Bm Op.1 nº 9” , “Vivace (2º mov.) Sonata Bm Op.1 nº 9” e “Presto (3º mov.) Sonata Bm Op.1 nº 9”, todos de Haendel. A direção musical do CD e da apresentação no Mamm está a cargo de Kim Ribeiro, que traz na bagagem a participação em inúmeros concertos, CDs e trilhas sonoras de vídeos e filmes, incluindo o longa-metragem “O General”, de Fábio Carvalho.

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)