O estudo de mestrado da acadêmica Francielle Pereira Santos analisa a eficácia da adaptação do Teste de Borsetto para avaliar de forma mais específica a capacidade anaeróbia de jovens corredores. Na dissertação intitulada “Adaptação do teste de Borsetto para avaliação anaeróbia de jovens corredores”, a pesquisadora deu ênfase na aplicação do teste entre velocistas e meio-fundistas.

Francielle explica que o “teste de Borsetto utiliza corrida de 1000m em intensidade submáxima, seguida de uma corrida de 200m em esforço máximo. Na adaptação do teste, há uma corrida de 1000m em velocidade submáxima e, em seguida, outra de 300m em esforço máximo.” Segundo a acadêmica, a pesquisa foi iniciada em 2016. “Os voluntários que participaram do estudo são atletas dos projetos de atletismo CRIA-Lavras e CRIA-UFJF. As avaliações e testes de corrida foram realizados na pista de atletismo da UFJF e na pista de atletismo da UFLA, nos meses de dezembro (2016) e janeiro (2017).”      

A partir dos testes com os voluntários, a mestranda concluiu que o “Teste de Borsetto adaptado não é mais eficiente para a avaliação da capacidade anaeróbia que o teste original, pois o teste adaptado foi mais influenciado pelo metabolismo aeróbio.” A acadêmica esclarece, ainda, que  “os dois testes podem discriminar a capacidade anaeróbia entre grupos de corredores e, em ambos, essa capacidade foi maior no grupo de velocistas, comparado ao de meio-fundistas. O grupo de meio-fundistas apresentou potência aeróbia maior que os velocistas.”  Francielle explica também que “esses resultados mostram que os dois grupos têm estoques de energia diferente, um do outro, o que está de acordo com a literatura e deveria ser esperado em nossos estudos.”      

Para o orientador, Jorge Roberto Perrout de Lima , o estudo recomenda a utilização do Teste de Borsetto para a avaliação de jovens atletas de atletismo. “A capacidade anaeróbia é uma variável importante no desempenho de corredores, mas é de difícil mensuração. A recomendação de utilizar o Teste de Borsetto contribui para aumentar o arsenal de testes práticos e acessíveis à disposição dos treinadores de atletismo.”

Contatos:
Francielle Pereira Santos (mestranda)
franpereiras@hotmail.com

Jorge Roberto Perrout de Lima (orientador – UFJF)
jorge.perrout@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Jorge Roberto Perrout de Lima (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Maurício Gattás Bara Filho (UFJF)
Profª. Drª. Patrícia Guimarães Couto (FASS)

Outras informações: (32) 2102 – 3291 – Programa de Pós-Graduação em Educação Física