Organizado pelo Diretório Acadêmico da Engenharia, evento é aberto para o público em geral (Foto: Gustavo Tempone)

Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a relevância do bem-estar emocional e acolher quem sofre com o adoecimento psíquico. Esses são os objetivos principais da 1ª Semana de Saúde Mental, que será realizada, nos dias 19 e 20 de setembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A atividade incluirá diversas abordagens: desde rodas de conversa com psicólogos, oficinas e intervenções culturais, até a prática de yoga. A organização é do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia da UFJF (Daeng/UFJF) e tem o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf). 

 “Queremos que os estudantes se sintam à vontade para compartilhar situações com as quais, geralmente, lidam sozinhos, sem informação ou esclarecimento. Faremos um evento leve e aberto, com profissionais à disposição para ajudar.”

Neste evento,  queremos proporcionar um ambiente agradável e informativo. Há uma mistificação da temática da saúde mental.  A saúde mental é estar bem emocionalmente no nosso cotidiano. E são frequentes as reclamações após o ingresso na Universidade: muitas pessoas relatam o desenvolvimento de algumas doenças, como gastrite, enxaqueca e outras mais graves que precisam de medicação. Há relatos de quem só consegue continuar a vir para faculdade à base de remédio. Além da rotina da Engenharia ser muito maçante para os estudantes, às vezes ficamos no automático”, explica a integrante do Diretório Acadêmico, Érica M. Carvalho de Oliveira.

Segundo Érica, de modo geral as reclamações de estudantes sobre  adoecimento psíquico em consequência de problemas no ambiente acadêmico não são formalizadas. “As queixas em sua maioria ocorrem de maneira informal, sejam nos corredores ou através de conhecidos. Acreditamos que dentro do ambiente acadêmico atualmente os alunos não se sentem à vontade para expressar suas frustrações e demais situações negativas, seja por receio de exposição ou por desconhecimento do auxílio que poderíamos oferecer.”

A proposta da primeira Semana de Saúde Mental é reverter esse quadro. “Queremos que os estudantes se sintam à vontade para compartilhar situações com as quais, geralmente, lidam sozinhos, sem informação ou esclarecimento. Faremos um evento leve e aberto, com profissionais à disposição para ajudar. Também haverá espaço para depoimentos de discentes. Acreditamos que esta atividade pode iniciar um movimento  de procura sobre a temática do bem-estar emocional, tão pouco falado dentro do universo da Engenharia. E isso pode assim ajudar a melhorar de alguma forma a nossa  qualidade de vida.”

A 1ª Semana de Saúde Mental da Faculdade de Engenharia é um evento gratuito e  aberto para toda a comunidade acadêmica da UFJF. As atividades serão realizadas nos dias 19 e 20 de setembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), próximo ao Restaurante Universitário (RU) e à Cantina.

Outras informações: sae.daeng@engenharia.ufjf.br e 1ª Semana da Saúde Mental

semanadasaudemental