A Sociedade Brasileira de Física, em parceria com instituições de Ensino Superior de todo o país, criou o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), com o objetivo de capacitar o maior número possível de docentes da educação básica. Os professores do ensino médio e fundamental que lecionam disciplinas relacionadas à área de Física poderão se candidatar ao processo seletivo até o dia 1º de outubro. Os polos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) têm 15 vagas disponíveis. As inscrições deverão ser feitas online.

A bibliografia utilizada no processo e a documentação que os candidatos devem apresentar se encontram no edital nacional. A Sociedade Brasileira de Física, em parceria com instituições de Ensino Superior de todo o país, criou o Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física com o objetivo de capacitar o maior número possível de docentes da Educação Básica. Por isso, professores de Física no ensino médio ou superior, de Ciências no ensino fundamental e graduados em Física – tanto na modalidade de licenciatura quanto de bacharelado – ou áreas afins, podem ingressar no programa.

O processo contará com duas etapas, sendo que a primeira é a prova escrita nacional, que será aplicada no dia 22 de outubro, na qual serão cobrados tópicos de Física Geral. A segunda etapa é a defesa de memorial, quando o candidato deverá apresentar o plano de trabalho que pretende desenvolver no mestrado e contar sobre sua trajetória profissional. A defesa está prevista para acontecer entre os dias 7 e 23 de novembro.

A lista definitiva dos candidatos aprovados para o mestrado será publicada no dia 11 de dezembro, que poderão escolher entre três linhas de pesquisa, “Física no Ensino Fundamental”, “Física no Ensino Médio” e “Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física”.

Outras informações: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polo UFJF