Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição estudantil do Brasil, reunindo jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, para competirem em 14 modalidades. O evento foi criado em 2005 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, neste ano, acontece em Curitiba (PR) entre os dias 12 e 21 de setembro.

Cinco jovens do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), estão competindo na modalidade de atletismo. Para o coordenador do projeto, Jorge Perrout, é bastante significativa a participação destes alunos em uma competição nacional. “São crianças de 12 e 13 anos que começaram a treinar conosco há pouco tempo. Acredito que elas competirão bem dentro de suas possibilidades, visto que terão como concorrentes atletas mais velhos e mais experientes. Mas é claro que sempre podemos nos surpreender.”

Para participar do Cria, não há taxas nem inscrição prévia, basta comparecer à Faefid nas segundas, quartas ou sextas-feiras, às 8h ou às 14h30. Conforme adaptação e interesse do jovem em determinadas modalidades, será feito um cadastro para efetivar a participação no projeto.

O Cria surgiu para revelar talentos, além de proporcionar um ambiente para treinamentos orientados, permitindo a ocupação de jovens interessados. A iniciativa também serve de experiência para os alunos do curso de Educação Física, que irão atuar em meio a ambientes de treinos e terão rotina como orientadores.

Outras informações: (32) 2102-3281 (Faefid-UFJF)