IV Setembro Azul (Foto: Twin Alvarenga)

Estudantes do curso Letras-Libras apresentando um dos seus poemas (Foto: Twin Alvarenga)

Uma série de palestras sobre temas relacionados às línguas de sinais e o processo de aquisição de uma língua foi organizada por professoras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em prosseguimento às atividades do Setembro Azul – mês de valorização da comunidade surda no Brasil. As palestras aconteceram na noite de quarta-feira, dia 13, no auditório da faculdade, quando alunos surdos também apresentaram suas produções literárias. O evento contou, ainda, com a participação dos intérpretes de Libras da Universidade.

O Setembro Azul na UFJF já está na quarta edição, tendo começado junto com a  criação do curso de licenciatura em Letras-Libras, em 2014. Segundo a professora do curso de Letras-Libras e uma das organizadoras do evento, Carla Couto de Paula Silvério, a presença de alunos surdos na Universidade ainda causa surpresa.

“Às vezes, as pessoas perguntam ‘Ah, tem Libras aqui na Universidade? Tem aluno surdo?’ Há pessoas que ainda se assustam com essa realidade. O objetivo esse ano foi de divulgação. Mostrar que tem aluno surdo na Universidade, professores surdos, intérpretes de Libras, professores ouvintes de Libras, enfim, levar esse contexto para além da Faculdade de Letras.”

Antes das palestras das professoras, alunos do curso de Letras-Libras mostraram as suas experiências para a plateia. O aluno do terceiro período, Eliandro Félix, apresentou o poema “O mundo vazio”, sobre preconceito. O poema foi apresentado em Libras e posteriormente interpretado para o Português.

“Eu fiquei pensando e percebendo que na sociedade e no mundo, os surdos têm muita dificuldade. Há pessoas que não querem deixar os surdos terem a própria língua e se expressarem dessa forma. As pessoas precisam respeitar a língua de sinais. E ainda falta muito respeito com a nossa língua”, avalia o aluno, com a intérprete Vânia Miranda.

Já o estudante do primeiro período, Blendon Pilato ressalta que começou a escrever depois de ganhar um notebook. As histórias são de vários gêneros, como drama, suspense e terror. “Eu estou sempre incentivando nas minhas escritas, as pessoas a continuarem a lutar. Eu escrevo sobre a vida, as coisas que as pessoas experienciam. Às vezes tem final feliz, às vezes tem final triste. Isso, eu deixo em suspense.”

Setembro Azul

O mês de setembro conta com diferentes datas destinadas a valorizar a comunidade surda. No dia 21, é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; no dia 26, o Dia do Surdo no Brasil; e no dia 30, Dia Internacional do Surdo.

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras)