Botija para Cachaça, uma das peças em exposição no Forum (Foto: Franciane Lúcia)

Botija para Cachaça, uma das peças em exposição no Forum (Foto: Franciane Lúcia)

Para celebrar o início da Primavera, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz a mostra “Cantos e penas”, com estátuas de aves e pássaros que fazem parte da fauna e das lendas da cultura brasileira. A mostra permanece em cartaz até 29 de setembro e as visitas acontecem de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, com entrada gratuita.

A exposição reúne 86 obras, compostas em cerâmica, pedra, conchas e madeira, oriundas de diversas cidades como Brasília, Guarapari, Guaratinguetá, São João Del Rei e Taubaté. Além de chamar pela beleza estética e pelo canto, as aves são retratadas na mitologia e nas narrativas populares. A coruja é cercada de simbolismos e superstições nas diversas culturas. Associada ao mistério, à sabedoria e ao conhecimento, na mitologia, a ave é a representação da deusa Minerva. No interior do Brasil, o pio da coruja está associado ao mau augúrio e à morte de alguma pessoa.

O pavão é outra ave que encanta também pela riqueza das lendas em que é representado, como símbolo da beleza e da perfeição. Dez estátuas, em cerâmica pintada, retratam a imponência e a majestade da ave considerada símbolo do Paraíso.

Peças como cofre, açucareiro, botija para cachaça, paliteiro e uma bilha modeladas com enfeites de pássaros compõem a mostra. Outra atração são os exemplares de pios, confeccionados em madeira e cerâmica, que imitam o canto das aves.

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio, 1112, Centro. A mostra fica em cartaz até 29 de setembro, de segunda a domingo, das 14 às 18h.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura)