Valorizar o que é produzido pelos coletivos solidários, fortalecendo a economia local e práticas econômicas sustentáveis em Juiz de Fora. Esse é o objetivo da “1ª Feira Solidária e Agroecológica da UFJF: É Feito Feira!”, a ser realizada no próximo sábado, dia 16, no estacionamento em frente ao Centro de Vivência (próximo à Reitoria).

A programação, das 9h às 17h, conta com exposição e comercialização de produtos artesanais e agroecológicos, oficinas e intervenções culturais e lúdicas. Veja abaixo.

O evento marca a retomada das atividades da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), por meio de projeto da Pró-reitoria de Extensão. A ideia é oferecer a esses coletivos um espaço alternativo de comércio, ao mesmo tempo em que os aproximam do público e de outros grupos.

“Interação, troca, comemoração e contemplação: eis as palavras que nos guiam! ‘É Feito Feira!’ é mais do que um espaço de comercialização: queremos uma reunião plural não só dos coletivos com os quais trabalhamos, mas também de nossa equipe, da comunidade acadêmica, de outros projetos de extensão da UFJF e do público que frequenta o campus. Buscamos agir em três dimensões: lazer, formação e trocas – comerciais ou não”, diz a consultora da Intecoop, Juliana Macário de Oliveira.

Em sua primeira edição, ‘É Feito Feira!’ comemora o início da primavera. Para Juliana, esse é mais um motivo para participação do público: “abrindo com flores a celebração deste novo ciclo, estamos em busca da reconexão com a natureza em todas as esferas”.

Economia solidária

Surgida em 1998, a Intecoop dedica-se a trabalhadoras e trabalhadores conectados àquilo que propõe a economia solidária. “Buscamos formas alternativas de organização, como associações e cooperativas, baseadas na igualdade de recursos e de poder, assim como na solidariedade entre os sujeitos que as formam”, afirma a consultora Juliana Macário de Oliveira.

Programação

9 h às 17h: Exposição de produtos artesanais e agroecológicos.

10h às 12h: Oficina de Grafite para crianças com Cláudio Melo.

10h às 11h: Oficina de Agroecologia com Liz e Casé, membros do coletivo Mogico e proprietários do Sítio Pachamama.

11h às 12h: Intervenções lúdicas com o Coletivo Manifesta.

13h às 14h30: Oficina Feminismo e Economia Solidária. Facilitadores: Intecoop, coletivo Meninas Arteiras e Fecosol.

14h30 às 16h: Banda Tatá Chamas e as Inflamáveis.

16h às 17 h: Dança Circular.

Grupos participantes

– MOGICO: Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico.

– FECOSOL JF: Feira de Economia Solidária. Artesanato

– LIXARTE JF: Reaproveitamento de materiais recicláveis.

– APIJUR: Associação de Apicultores de Juiz de Fora.

– MENINAS ARTEIRAS: grupo de artesanato ainda em processo de formalização.

– ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS CAMINHO NOVO: grupo de artesanato de Matias Barbosa.

Outras informações: intecoopufjf@gmail.com ou (32) 2102-3917 – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares