https://soundcloud.com/podcastufjf/eis-a-questao-1-bullying

Disponível para Android (pelos aplicativos Podcast Addict e Castbox) e para iOS (pelo aplicativo oficial da Apple Store, o Podcasts)
Roteiro: 
João Chiavegatto, Gabriel Duarte e Laís Cerqueira / Apuração: João Chiavegatto e Gabriel Duarte / Apresentação: Caio Ferreira e Laís Cerqueira / Estúdio de gravação: Cead/UFJF / Idealização: Diretoria de Imagem Institucional
Entre em contato com a equipe: ciencia@comunicacao.ufjf.br / Facebook Twitter Soundcloud

Filho híbrido do rádio e da internet, o podcast é uma plataforma de comunicação que cresce vertiginosamente nos últimos anos, especialmente no Brasil — desde programas que estão ativos há mais de uma década, até outros que surgiram há poucos meses, são, atualmente, mais de 1.400 podcasts nacionais. Com a proximidade que só o diálogo pelas ondas sonoras provoca no público, aliado à facilidade e à rapidez do meio on-line, o podcast se consolida como um dos campos de comunicação de maior alcance e potencial no cenário atual, de compartilhamento de informações aliado ao entretenimento.

Ciente da importância da pluralidade, não só de informação, mas também dos meios de acesso às mesmas, a equipe da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF deu início ao projeto do podcast Eis a Questão.

O primeiro episódio, feito em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead) da UFJF, aborda a temática do bullying. Uma das apresentadoras do podcast, Laís Cerqueira, explica que o formato do programa consiste em uma conversa entre os dois apresentadores — seu colega de microfone é o estudante de jornalismo, Caio Ferreira –, somada a trechos de entrevistas de professores da UFJF que estudam o tema e partes de depoimentos de alunos e funcionários da Universidade. “É importante ressaltar que o podcast é construído junto ao seu público. Por isso, estamos totalmente abertos para estabelecer esse canal de comunicação mais próximo ao ouvinte, até para compreendermos, juntos, uma forma melhor, mais descontraída e mais acessível de transmitir o conhecimento que é trabalhado na universidade.”

O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, reafirma a importância do retorno fornecido pela comunidade, além da necessidade de disponibilizar esse conhecimento para a mesma. “Parte da motivação para a criação do podcast é possibilitar o acesso a mais essa plataforma de contato, especialmente levando levando em conta a forma como ela dialoga não apenas com a comunidade acadêmica, mas com a própria sociedade.”