Os cursos de saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam os mais altos conceitos no Enade 2016. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no início deste mês. Na UFJF, dez cursos foram avaliados e obtiveram notas 4 e 5, com destaque para Fisioterapia (JF), Farmácia (GV) e Medicina (JF) classificados entre os dez melhores do país, considerando as notas dos alunos. 

O conceito do Enade leva em conta apenas as notas das provas aplicadas aos concluintes dos cursos e é um dos componentes para a formulação do Índice Geral de Cursos (IGC), o qual, por sua vez, também contempla a infraestrutura e a pós-graduação, entre outras variáveis. A classificação abaixo mostra o conceito resultado da média das notas dos estudantes no Enade frente a outras instituições. 

enadeportal (1)

O curso de Fisioterapia já havia sido avaliado com conceito 5, mas conseguiu melhorar ainda mais sua nota contínua, quase atingindo o total de pontos.  A colocação não é obra do acaso, pelo contrário, confirma o coordenador do curso Diogo Carvalho Felício. Além da qualidade do corpo docente, da infraestrutura do curso e do envolvimento dos discentes, a coordenação promove palestras sobre o Enade. “Preparamos os alunos para esse certame, sabendo da importância do exame para a faculdade, para a universidade e para o futuro profissional deles.”

Na Fisioterapia, além da qualidade do curso, alunos são preparados para o Enade com palestras

Na Fisioterapia, além da qualidade do curso, alunos são preparados para o Enade com palestras

Outro destaque, dentro do quadro de notas, é o curso de Medicina (JF), que apesar de ter mantido o conceito 4 da última avaliação, foi o 9º colocado entre os 178 cursos participantes do Enade.  “Avalio o resultado como compatível com nosso dedicado trabalho e sobretudo com a excelência de nossos alunos”, diz Ivana Moutinho. Segundo a coordenadora, os alunos reconhecem a importância da avaliação para abrir caminhos futuros. “O egresso médico da UFJF é muito bem recebido em serviços médicos e em programas de residência médica de ponta no país”, garante.

Governador Valadares estreia com pé direito

Essa foi a primeira avaliação do Enade dos cursos de Governador Valadares, e o fato de Farmácia e Nutrição receberem nota 5 foi comemorado pelos coordenadores. Eles garantem que o conceito máximo é decorrente da dedicação de alunos e docentes, mesmo não havendo nenhuma preparação específica voltada para o exame.

“Alguns professores utilizam questões do Enade na elaboração de suas provas, e nós tentamos estimular os nossos estudantes a se tornarem bons profissionais, com responsabilidade e ética, sem focarmos especificamente na avaliação do MEC”, diz a coordenadora do curso de Farmácia, Regina Kelmann. O sentimento, segundo ela, é de dever cumprido.

Para a coordenadora de Nutrição (GV), Nizia Almeida, contribui para o resultado “a integração que os estudantes promoveram junto aos projetos de pesquisa, de extensão e de monitoria. Ou seja, não é só uma questão de desenvolvimento em sala de aula, mas sim de solidificar o conhecimento com outros elementos.”

A última avaliação desses mesmos cursos da área da Saúde ocorreu em 2013 e 4.300 cursos participaram no exame. Para o ano de 2017, a confirmação das inscrições  já pode ser feita pelo endereço  enade.inep.gov.br, até 26 de novembro, data de aplicação do Enade em todo o Brasil.

Quem participa em 2017?

Neste ano, participarão da prova  todos os estudantes com expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo. Na avaliação deste ciclo, estão previstos os cursos de:

  • que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia

Como é a prova?

A prova, que será aplicada em 26 de novembro, é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. O concluinte tem quatro horas para resolver toda a prova.

Outras informações: (32) 2102-3915 (Diretoria de Avaliação Institucional)

secretaria.avaliacao@ufjf.edu.br