Com o objetivo de recepcionar os calouros e apresentá-los aos projetos extraclasse que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) está promovendo uma gincana solidária. A atividade, que está em sua segunda edição, funciona com a arrecadação de alimentos não perecíveis, ração para cães e gatos, produtos de higiene, doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Qualquer pessoa pode doar, basta identificar a que equipe está destinando. As instituições que vão receber as doações são o Abrigo Santa Helena e a Sociedade Protetora Dos Animais de Juiz de Fora. Os calouros terão que se mobilizar para conseguir as doações, que vão ser recebidas até o próximo dia 23, data do encerramento das atividades. No mesmo dia acontecerá mais uma edição do Som Aberto. A coordenadora de gestão do DCE, Laura Matos, avalia positivamente os dois eventos acontecerem ao mesmo tempo: “A ideia foi além da gincana, conseguir mostrar para a sociedade em geral, que já participa do evento, o que as organizações estudantis fazem e quem são elas”.

Ao todo são dez equipes, formadas por estudantes de todos os cursos com entrada no segundo semestre. Os grupos podem ter de 40 a 160 integrantes. Este ano, a decisão foi por formar equipes mistas, com estudantes de várias unidades. Segundo Laura, esse formato proporciona uma maior interação entre as diferentes áreas.

Além disso, a gincana está contando com a parceria de empresas júniores, atléticas, PETs, GETs, CAs, DAs, equipes de competição e outros ramos de organização estudantil. “Mais do que criar esse distanciamento de calouro para veterano, a ideia foi mostrar para os calouros as oportunidades que eles têm na universidade”, conclui a coordenadora. No dia do encerramento, das 14h às 17h, acontecerão apresentações e serão montadas tendas desses segmentos estudantis. Às 17h, o DCE recolherá e fará a contagem de tudo o que foi arrecadado, anunciando o grupo vencedor.

A equipe que arrecadar em maior quantidade, terá como prêmio uma viagem para o Instituto Inhotim, que fica em Brumadinho (MG). Ao todo serão 44 contemplados, que vão viajar em um ônibus cedido pela Universidade.

Efetue sua inscrição para a 2ª Gincana Solidária

Confira o regulamento da competição

Outras informações: falecomodce@gmail.com

DCE no Facebook