Com o avanço das questões relacionadas aos estudos de moda, muito se analisa o vestuário feminino e as transformações do gênero no decorrer dos anos. Com uma proposta diferenciada, o grupo de pesquisa História e Cultura de Moda, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), reunirá, nos dias 12 e 13 de setembro, no Instituto de Artes e Design (IAD), pesquisadores nacionais e internacionais, para discussões sobre a moda masculina e os contextos da masculinidade. As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro.

O Seminário tem como objetivo apresentar conceitos e ideias relativos às questões de gênero e masculinidade, de uma maneira que permita uma maior compreensão da cultura e da relação entre os gêneros na sociedade brasileira. De acordo com a professora do IAD e organizadora do evento, Maria Claudia Bonadio, por muito tempo se considerou que a moda fosse apenas um assunto feminino, mas hoje em dia, há mudanças e apropriações de alguns conceitos pelos homens. “É importante pensar nisso como questões de gênero, culturais e políticas que estão sendo repensadas com o passar dos anos”.

Os trabalhos a serem apresentados discutem sob diferentes aspectos e perspectivas disciplinares indagações relativas aos usos e apropriações da moda pelos homens ao longo dos séculos XIX, XX e XXI . “Assim a realização do evento não só permitirá o encontro desses pesquisadores, como também fortalecerá o debate acerca de temas como moda, masculinidades, virilidade e papéis de gênero, ainda pouco discutidos no Brasil, tanto em eventos da área de moda, como naqueles dedicados aos estudos de gênero”, avalia Maria Claudia.

Ana Paula Dessupoio, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens e uma das organizadoras do evento, acredita que a possibilidade de contato com pesquisadores de outras instituições é uma oportunidade de se conhecer o que está sendo discutido e estudado na área. “Participar da organização é um privilégio; consigo me aproximar mais dos professores e conheço novas pessoas, sem contar que é recompensador, depois de muito trabalho, ver um evento pronto, feito com carinho”, diz. “Todos os desafios da organização trazem o amadurecimento e me ajudam na caminhada acadêmica”.

Lançamento de livro

Durante o evento, será lançado o livro “Histórias do vestir masculino: narrativas de roupa, beleza e elegância”, organizado pelas pesquisadoras Maria Claudia Bonadio e Ivana Guilherme Simili. A obra apresenta estudos de diversos pesquisadores, referentes às temáticas de gênero e à evolução da vestimenta masculina. “A ideia surgiu há dois anos, quando a Ivana me convidou para ajudá-la a organizar este livro. Quando me deparei com o material que reunimos, percebi que os temas variam do jeito de se vestir e se apresentar do ex-presidente Jânio Quadros até questões mais contemporâneas, como o uso de lingerie por homens e atletas gays; uma diversidade tão grande de temas e pesquisadores de diferentes instituições que deixou nosso trabalho mais rico”, aponta Maria Claudia.

Outra peculiaridade relacionada ao lançamento do livro é o encontro presencial dos pesquisadores-autores. “Essa foi a maneira encontrada de reunirmos esses pesquisadores, sendo que muitos não se conhecem pessoalmente, para trazermos esse assunto que muito vemos na imprensa, mas pouco na academia. Nos possibilita pensar em novas pesquisas e, ao mesmo tempo, trazer essa conversa para o público. A oportunidade de troca é sempre favorável”, conclui a organizadora.

Outras informações: (32) 2102-3362 (Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Linguagens)

1º Seminário de História e Cultura da Moda – Histórias do Vestir Masculino