O espetáculo proporciona um mergulho à cultura do nosso país e também traz uma reflexão sobre questões éticas e morais que permeiam a nossa sociedade(Foto: Divulgação)

O espetáculo proporciona um mergulho à cultura do Brasil e traz uma reflexão sobre questões éticas e morais (Foto: Divulgação)

Encerrando o segundo Mergulhão Teatral de 2017, um curso especial para universitários, o Grupo Divulgação (GD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) programa para sexta-feira, dia 1º,  a apresentação de “Viva o boi! Viva a boiada!”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro. Um elenco de 30 atores dá vida à história tendo o boi como protagonista, resgatando a tradição do Bumba, meu boi numa perspectiva contemporânea. A apresentação única se dará às 20h30, no Teatro do Forum da Cultura. A entrada é gratuita, respeitando a disponibilidade do espaço.

Auto do Boi

“Viva o boi! Viva a boiada!” exalta a rica cultura brasileira em suas festas e danças, tendo o boi como personagem principal. Boi-bumbá, Bumba meu boi, Boi Calemba, Bumba de Reis, Cavalo Marinho e Boizinho são alguns nomes de folguedos folclóricos celebrados em diversas regiões do Brasil, porém, com forte tradição no Norte e no Nordeste do país. Na trama, os personagens que compõem a dança dramática, são apresentados ao público como no teatro grego, com a presença de coro, atores, versos rimados e muita cantoria.

A negra Catirina espera um filho de Mateus, o vaqueiro do Coronel. Um dia, a grávida sente o desejo de comer a língua do boi favorito do patrão; o desejo é atendido com a morte do boi. Quando o Coronel descobre, ele fica furioso e exige a ressurreição do seu boi predileto.  Na montagem, a lenda popular ganha uma pitada de discurso político e religioso, tão presentes no cotidiano dos brasileiros e que serão identificados pelo público.

O deputado e o marqueteiro, em busca de votos e de manter a boa aparência, auxiliam o Capitão na investigação para apurar a morte do Boi Poderoso. Três profissionais da área da saúde também se unem ao grupo para diagnosticar e tentar procedimentos para ressuscitar o animal. Um padre, uma pastora e uma mãe de santo são convocados para o ritual de ressuscitação do boi, porém, o encontro ecumênico se transforma em disputa de fé e poder entre as religiões. A trama ganha o desfecho feliz quando o povo se une e vai a uma fonte abençoada rezar para Nossa Senhora da Guia. Diante das confissões e petições, a santa realiza o milagre trazendo o boi à vida.

Em um sentido figurado, o boi representa o poder, que em tese emana do povo, e a sua morte causada pelo corte da língua simboliza as diversas censuras que lhe são impostas no seu dia a dia. O espetáculo proporciona um mergulho à cultura do nosso país e também traz uma reflexão sobre questões éticas e morais que permeiam a nossa sociedade.

O elenco é composto por Alícia Bretas; Andreza Dias; Bárbara Borges; Conrado Braga; Eric Nunes; Felipe Pacheco; Flávia Brazolino; Gabriela Nacur; Joana Paula; Lucas Mendes; Mariana Leitão; Michele Balieiro; Millena Paiva; Natália Domenico; Natália Oliveira; Rafael Papa; Saulo Andrade; Tainá Varandas; Vanessa Fávero; Wladimir Stefanon; e Yusuke Murata. O espetáculo conta, ainda, com Ada Medeiros; Franklin Ribeiro; Lucas Lima; Marina Metri; Rachel Alexandre; Renan Sousa; Sylvia Lopes; e Paula Landim, integrantes do GD.

Mergulhão Teatral

Destinado ao público universitário e adulto, o Mergulhão Teatral propicia aos estudantes uma imersão nas artes cênicas. As oficinas desenvolvidas no curso visam a introdução dos alunos nas diversas modalidades da cartografia cênica e a participação nos espetáculos montados pelo GD. O Mergulhão também é a forma de ingresso de novos integrantes para o núcleo universitário do GD.

O Forum da Cultura fica localizado na  Rua Santo Antônio 1.112

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)