O evento gratuito e aberto ao público em geral acontece entre os dias 18 e 22 de setembro (Foto: Divulgação)

Possibilitar o diálogo e a troca de experiências entre diferentes gerações de professores. É com essa ideia que o projeto Arte em Trânsito, do Colégio de Aplicação João XXIII, em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (Mirada/UFJF), promove o VI Colóquio Arte em Trânsito. O evento gratuito e aberto ao público em geral acontece entre os dias 18 e 22 de setembro nas dependências do Colégio. As inscrições para os encontros e oficinas já estão abertas.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Renata Oliveira Caetano, a sexta edição do Colóquio traz a proposta de concentrar as atividades do evento em “reflexões, ações e compartilhamentos que discutam o impacto das múltiplas visualidades nos processos educativos e na formação do professor”. Para isso, ela aponta que o trabalho busca uma aproximação entre licenciados em Artes Visuais e Pedagogia da UFJF e de outras instituições às práticas pedagógicas do João XXIII, como também às ações de professores da rede municipal de Juiz de Fora e estadual de Minas Gerais.

Renata avalia a importância do movimento da arte como potência transformadora de vidas. “Aprendemos não somente a apreciar o que é visualmente interessante, mas também a perceber criticamente a nossa realidade. Quando a arte sai das salas de aula para os corredores do Colégio, o faz com a vontade de gerar um movimento de inquietação e uma outra visão sobre os espaços e sobre as coisas.”

A dinâmica do evento será por meio do diálogo entre as três linhas de pesquisa do Grupo Mirada que abrangem a Arte na Pedagogia; os diálogos interculturais na Arte e na Educação; e as múltiplas visualidades na escola. Na programação do encontro, estão incluídas oficinas sobre os possíveis usos da fotografia na escola e sobre cultura popular. Rodas de debates sobre temas como “Imagem cinematográfica e as visualidades da escola” e “Saberes e experiências para além dos muros da escola” também são opções de atividades do Colóquio. Além disso, estão programadas duas visitas guiadas, uma para a VII Mostra Cultural do João XXIII e outra no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

As vagas para algumas atividades, como as oficinas e visitas guiadas, são limitadas e as inscrições serão encerradas assim que o limite for atingido. Já para os encontros, é possível realizar inscrição até o dia do evento.

Outras informações: (32) 3229-7602 arteemtransitoj23@gmail.com (Colégio de Aplicação João XXIII) ou VI Colóquio Arte em Trânsito