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Lucimara Bastos (a segunda da direita para a esquerda) com os professores da banca examinadora, após a defesa da dissertação, no dia 8 de agosto, na UFJF (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investigou as mudanças das políticas educacionais no século XXI, à luz das transformações mais gerais observadas no Estado e na sociedade. O estudo foi realizado pela acadêmica e técnica-administrativa em educação da UFJF, Lucimara da Silva Bastos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

A pesquisadora ressalta que a dissertação é um trabalho original sobre um objeto ainda não tratado na Sociologia da Educação brasileira. Ela explica que o estudo deu ênfase a um corpo teórico novo nesse cenário, que se articula com debates contemporâneos e abre novas fronteiras conceituais. “A pesquisa  torna-se uma referência para reflexão sobre a expansão do ensino superior no Brasil e os vários formatos de políticas de controle, como supervisão, monitoramento, accountability, avaliação e similares.”

Lucimara pontua, também, que a pesquisa permite a análise do desenvolvimento da política pública e da interação entre Estado e sociedade, em especial sobre a influência da comunidade acadêmica que pode contribuir para essas dinâmicas sociais. ”Destacamos a possibilidade de discussão sobre as universidades e a expansão do ensino superior sob a regras impostas pelas burocracias centrais, incluindo seu processo de produção. Isso incita o debate sobre as políticas do MEC e seus reflexos sociais, em especial o real papel que as IFES devem desempenhar na sociedade brasileira.”

Outra questão despertada pela acadêmica diz respeito aos impactos das políticas nas transformações dos sistemas educacionais, principalmente se observadas sob o viés econômico-estrutural. Essas modificações, segundo ela, podem produzir  “adoções que valorizam a autonomia, a qualificação da força de trabalho e a transição do controle sobre o processo, especialmente através de mecanismos de avaliação.”

Tema promove grande debate entre os atores envolvidos

Para o professor orientador, Fernando Tavares Júnior, ao realizar amplo estudo bibliográfico, a dissertação “fornece dezenas de referências para localizar e compreender os argumentos em torno das transformações do Estado e da educação no Brasil. É um estudo que é fácil de ser mobilizado e fornece o ponto de partida do mapeamento do campo, algo muito útil para especialistas, profissionais das secretarias de educação, estudantes de pós-graduação e graduação, educadores e múltiplos atores do setor.”

Já Lucimara enfatiza, ainda, que “essa estratégia de pesquisa bibliográfica busca facilitar a identificação dos principais trabalhos em meio a uma quantidade grande de possibilidades que permeiam a produção científica. Buscou-se identificar o que foi produzido de conhecimento pela comunidade científica sobre o tema do trabalho, formando uma base de dados para leitura, a partir do problema de pesquisa.”


Contatos:

Lucimara Da Silva Bastos (mestranda)
lucimara.bastos@ufjf.edu.br

Fernando Tavares Júnior (orientador – UFJF)
ftavares@caed.ufjf.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Fernando Tavares Júnior (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Luiz Flávio Neubert (UFJF)
Profª. Dra. Sandra Fernandes Leite (UNICAMP)

Outras informações: (32) – 2102 – 3113 – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais