Estudantes ouviram contação de histórias do projeto “Contos de Mitologia” (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Crianças de duas escolas públicas de Juiz de Fora fizeram fila para entrar no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na tarde desta quarta-feira, 30. Elas participam dos projetos de extensão “Contos de Mitologia” e “Coro Acadêmico da UFJF”, que desenvolveram, no local, uma atividade conjunta.

Acompanhados de suas professoras e dos bolsistas dos projetos, os alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves – que é vizinha do campus universitário – e da Escola Municipal Jesus de Oliveira – localizada na Zona Sul da cidade -, assistiram, atentos, a apresentação conjunta com o tema “Zéfiro”, que  envolveu a contação da história, apresentada em português, a partir de adaptação dos Fastos do poeta latino clássico Ovídio, seguida de apresentação musical em italiano da obra “Zefiro torna”, de autoria de Monteverdi.

A pequena Láyza Moreira, de nove anos, estuda no 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves. Ela se disse encantada com as apresentações e com o local. “Achei muito legal. É a primeira vez que escuto uma ‘ópera’. A história é muito bonita. Gosto de ouvir sobre mitologia grega, pois fala sobre várias coisas: deuses, mitos que a gente não conhece. É a minha primeira vez no Centro de Ciências; é muito bonito e espaçoso.”

O projeto Contos de Mitologia, coordenado pela professora da Faculdade de Letras da UFJF, Fernanda Cunha Sousa, existe desde 2014 e leva ao público atendido os frutos das pesquisas efetuadas pela equipe de trabalho de Língua e Literatura Latina, por meio da contação de histórias da Antiguidade Clássica.

“É uma experiência muito gratificante, porque você desloca as crianças do espaço da sala de aula, do ensino tradicional. O foco do projeto é trabalhar com o lúdico, na contação de histórias. Queremos tirar da criança a ideia de que história e português são coisas chatas e fazê-las aprenderem pelo simples prazer de ouvir uma história”, afirma Mariana Veiga, que há três anos participa do projeto e, atualmente, cursa o 9º período de Letras na Universidade.

Segundo a coordenadora, a iniciativa foi amadurecendo ao longo do tempo, inspirada nas demandas que as escolas apresentam ao longo do percurso. “Como projeto de extensão, ele é muito dinâmico. Vai se transformando, se modificando, à medida que a gente interage com as crianças e com as professoras das escolas. Nossa proposta inicial era fazer sessões de contação de histórias, somente com a oralidade. À medida que fomos trabalhando e nos integrando à rotina da escola, os professores solicitaram parcerias novas e incorporamos isso à nossa rotina”.

Coro Acadêmico da UFJF fez apresentação para as crianças (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Já o Coro Acadêmico da UFJF, coordenado pelo professor do departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD), Willsterman Sottani Coelho, é um ponto de partida para o refinamento do conceito, da prática e dos resultados da atividade coral de concerto, com o objetivo de alcançar padrões internacionais de excelência técnico-musical recomendados para a área. O projeto tem por objetivo realizar concertos de música coral “a cappella” ou acompanhada, com um repertório que valoriza obras originalmente compostas para Canto Coral e conta com a participação de aproximadamente 25 cantores.

Universidade amplia horizontes

Logo após as apresentações, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Centro de Ciências, acompanhadas pelos monitores da instituição. O estudante do 3º ano do Ensino Fundamental Thiago Aguiar, de nove anos, veio com os colegas da Escola Municipal Jesus de Oliveira.

“Aqui a gente faz muita coisa. O que eu mais gostei foi da câmera escondida. Aqui é bonito, grande, muito legal. Vou chamar meu pai e minha mãe para conhecerem também, porque é um lugar que consegue ensinar para quem ainda não sabe as coisas”, avalia Thiago, entusiasmado.

Para a diretora da Escola, a aproximação da Universidade com os estudantes amplia o horizonte dos alunos, muitas vezes restrito a uma realidade social que mina suas possibilidades. “As crianças da escola são de uma comunidade muito carente; elas não têm condições de frequentar certos lugares, como museus e a própria Universidade. Esse projeto que a UFJF tem com a gente, abriu novas possibilidades e enriqueceu o universo das crianças. Recebemos a iniciativa de braços abertos e as crianças adoraram”, pondera Rosana Aparecida de Barros.

A professora Fernanda Cunha reitera: “Temos a proposta de trazer essas crianças à Universidade, para que elas possam interagir fisicamente com este espaço e entender que ele também pertence a elas, que elas podem se sentir acolhidas aqui”.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão