A partir de reuniões frequentes com o gerente de Transportes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo Andrade, em que o objetivo era expor as demandas dos alunos e propor um projeto sobre o ônibus circular, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) conseguiu formular um quadro com previsões de horários do coletivo.

“Pelas reuniões com o DCE, entendemos que ter uma média dos horários é importante para os estudantes, porém, defini-los não é tarefa fácil, visto que dependem muito de fatores externos. Por exemplo, quando o fluxo de carros que vêm do Centro é grande, o trânsito no campus fica mais lento e, consequentemente, os circulares fazem o trajeto com menos agilidade”, explica Andrade, que ressaltou outra medida para tornar o trajeto dos circulares mais rápido: “Retiramos o ponto da Apes do itinerário. Os motoristas reclamavam por terem que parar naquele ponto pois, muitas vezes, quando o trânsito é intenso, tinham que contar com a boa vontade de outros motoristas para voltarem ao seu percurso, o que retardava a circulação”.

De acordo com a coordenadora de infraestrutura do DCE, Stela Barbosa, há tempos os alunos apresentavam queixas sobre os circulares. As principais eram a irregularidade de horários, as dúvidas sobre a hora em que deixam de ir até o Hospital Universitário (HU), o fato de ele parar relativamente cedo para quem tem aula à noite e ficar superlotado nos horários de pico.

Com base nas observações que fizeram durante duas semanas no trânsito e da circulação dos ônibus no campus, em conjunto com a Gerência de Transportes, Stela Barbosa fez uma média para estipular os horários em que circulares param em cada ponto.

Quanto à lotação dos circulares nos horários de pico, ainda não há solução, pois o processo de concessão de outro ônibus para este uso envolve a contratação de motorista e outros detalhes que precisam ser discutidos com outros setores da instituição.

Embora tenha criado o quadro de horários para os ônibus circulares, o DCE enfatiza que este apresenta apenas uma previsão, podendo sofrer algumas variações sem aviso prévio.

Confira a previsão de horário dos ônibus circulares

Outras informações: (32) 2102-3721/3716 (Gerência de Transportes-UFJF)

(32) 2102-3758 (DCE-UFJF)