As inscrições para o Seminário de Iniciação Científica (Semic) já estão abertas e devem ser feitas até dia 15 de setembro pelos orientadores dos trabalhos. O processo é executado por meio da plataforma on-line do Siga, onde deve ser postado um resumo do projeto e os dados do orientador e dos bolsistas e voluntários cadastrados. Porém, para a efetivação da inscrição, é necessário que seja produzido um vídeo (com duração entre 2 a 5 minutos), para ser disponibilizado no Youtube.

O link desse material deverá ser anexado à inscrição do trabalho no Siga, até o dia 6 de outubro. Para garantir a acessibilidade desse conteúdo, os vídeos deverão conter legendas. Mais informações poderão ser encontradas no regulamento e no tutorial que, em breve, serão disponibilizados pela Propp. É importante reforçar que a inscrição no Semic só será concluída mediante a inclusão do link do vídeo no sistema.

O novo formato visa ampliar o alcance da ciência produzida na instituição e reduzir custos. Em 2017, o evento será realizado em duas etapas: na primeira, os bolsistas (e voluntários) de iniciação científica — cadastrados na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF (Propp) — deverão produzir pequenos vídeos de apresentação dos trabalhos, material que será disponibilizado no Youtube para a avaliação dos especialistas de cada área. Posteriormente, aqueles vídeos selecionados na primeira fase pelos avaliadores serão analisados presencialmente.

Assista ao tutorial com o passo a passo para a produção do vídeo:

Vídeo Tutorial SEMIC 2017

Links mencionados no tutorial: [1] Regimento do SEMIC 2017 – http://www.ufjf.br/semic/2017/08/25/semic-2017-tera-novo-formato/ [2] – Qual é o Melhor Editor de Vídeo Grátis ?

Informações do vídeo no Youtube

Título do vídeo

UFJF/SEMIC 2017 – “título do trabalho”

Descrição

SEMIC 2017 – PROPP – UFJF

“Título do trabalho”

“Nome do bolsista”

“Nome do orientador”

“Resumo do projeto em 150 palavras”*

*Não o mesmo resumo da inscrição no Siga, apenas uma descrição sucinta do trabalho


Premiação

Dentre os trabalhos da primeira fase, apenas 12 de cada grande área do conhecimento serão selecionados para a avaliação presencial. Desses, três serão premiados e três receberão menção honrosa.

Número de trabalhos indicados na primeira fase

Engenharias – 6 / Ciências Exatas – 6

Ciências da Vida – 6 / Saúde – 6

Humanas – 4 / Sociais Aplicadas – 4 / Letras e Artes – 4

Também serão concedidas premiações específicas ao vídeo com maior número de likes.

O seminário

Realizado anualmente, o Semic busca apresentar à comunidade (acadêmica e externa) os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade, no contexto dos projetos de Iniciação Científica. Contando com a participação de estudantes de graduação e do ensino médio, o evento pretende divulgar o conhecimento; fomentar o debate sobre as implicações e o valor da ciência no dia a dia da sociedade; além de reconhecer o trabalho de discentes e docentes a ela dedicados.

Calendário

   
 

Início

Fim

Inscrição pelos orientadores no Siga

01/09

15/09

Envio dos links dos vídeos

18/09

06/10

Divulgação dos resultados da 1ª fase e chamada para a apresentação oral

01/11

03/11

Apresentação oral e premiação

09/11

Links mencionados no tutorial:

Regimento do SEMIC 2017

Dica de Editor de Vídeo Grátis?

5 programas gratuitos para editar vídeos

7 dos melhores editores de vídeo gratuitos para Windows

Ferramenta de Captura de Tela OBS Studio

Ferramenta de captura de áudio Audacity 

As inscrições são até dia 15 de setembro e o link dos vídeos devem ser anexados até dia 6 de outubro para efetivar o processo. Acesse o vídeo.

As inscrições são até dia 15 de setembro e o link dos vídeos devem ser anexados até dia 6 de outubro para efetivar o processo. Acesse o vídeo.