No ano em que o Programa de Avaliação de Desempenho (Proades) dos técnico-administrativos em educação (TAEs) completa 10 anos de implantação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Coordenação de Avaliação e Movimentação de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), realiza o 1º Encontro das Coordenações Setoriais do Proades. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 28 , às 14h30, no auditório dois do Centro de Ciências.

O programa foi aprovado pelo Conselho Superior em 27 de junho de 2007, por meio da Resolução 08/2007. As Unidades de Avaliação, Acadêmicas e Administrativas do Proades são definidas considerando a estrutura organizacional vigente, as características da UFJF e a missão da Instituição, de forma a preservar as suas especificidades.

“A Universidade apresentou o Proades como um projeto sistêmico, pedagógico e contínuo, que tem como objetivo analisar o desempenho e o potencial de cada servidor no seu cargo, na sua função e no ambiente de trabalho”, afirma a coordenadora de Avaliação e Movimentação de Pessoas, Léa Maria Chicre Araujo Salomão.

Cada Unidade de Avaliação possui uma Coordenação Setorial de Avaliação, que são formadas pelos dirigentes das Unidades Acadêmicas ou Administrativas e por, no mínimo, dois TAEs, eleitos por seus pares integrantes da Unidade de Avaliação.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Castro, o encontro facilitará a identificação dos pontos fortes e fracos a serem trabalhados pelo corpo técnico universitário. “Ao se avaliar o servidor, verificando se ele cumpre ou não as suas metas, fica demonstrado onde se tem fragilidades, no que tange à competência para se desenvolver um trabalho, e onde se tem potencialidades. Ficando clara a fragilidade, o gestor pode entrar em contato conosco, no sentido de pedir capacitação para aquele servidor. Já aquele que tem potencialidade serve como multiplicador de conhecimento.”

“Proades deve ser considerado um ponto de partida”

Para Léa, o encontro servirá como instrumento integrador de todas as forças que formam o programa. “O Proades é como um objeto que precisa ser sempre trabalhado, lapidado, e isso requer sempre uma reciclagem, uma renovação a cada momento. Esperamos que o encontro possa estreitar, ainda mais, os laços institucionais para o constante aprimoramento do Proades, considerando o caráter dinâmico da vida organizacional na UFJF.” Ainda de acordo com Léa, o programa “deve ser considerado como ponto de partida, e não de chegada, gerando indicadores que servirão como instrumento de gestão e formulação de políticas institucionais capazes de democratizar as tomadas de decisão”.

Kátia reitera: “É importante que o Proades estabeleça metas concretas, factíveis, que sejam mensuradas e executadas para que a Instituição possa ter dimensão das suas ilhas de potencial e dos locais onde ela tem que atacar, focar para corrigir fragilidades. Daí a importância deste primeiro encontro, no qual as pessoas poderão trocar ideias, levantar suas dúvidas, vislumbrar outros caminhos”.

Outras informações: (32) 2102-3930 (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas)